Publicidade
Manaus
CAMPANHA

Vizinhos pedem doações a vítimas de incêndio que perderam casas em Manaus

Materiais de construção, móveis e dinheiro estão sendo arrecadados para reconstruir e reformar residências de quatro famílias no São Lázaro 10/07/2018 às 16:22 - Atualizado em 10/07/2018 às 16:24
Show 98
Foto: Euzivaldo Queiroz
Alik Menezes Manaus (AM)

Após um incêndio destruir duas casas e comprometer a estrutura de outras duas na rua Hermínio Barbosa, bairro São Lázaro, Zona Sul de Manaus, vizinhos das vítimas decidiram se unir e promover campanha para arrecadar doações. Desde ontem, segunda-feira (9), eles estão pedindo materiais de construção, móveis e dinheiro, que serão utilizados para reconstruir e reformar as casas de quatro famílias.

O sinistro iniciou na casa do comerciante Raimundo Assis Oliveira Moisés, de 56 anos, mas as chamas também atingiram outras três casas, duas tiveram danos na estrutura no telhado e na parede, e o segundo andar de uma terceira casa foi completamente destruído. Moisés morava há 30 anos na casa mista, de madeira e alvenaria, com uma irmã e um irmão. Perderam tudo. Apesar do abalo emocional, o comerciante afirmou que a ajuda dos vizinhos está sendo fundamental.

“Nós somos uma vizinhança muito unida e estou feliz com toda essa mobilização. Somos amigos de verdade. Eles estão sendo muito importante nessa hora, nem sei o que faria sozinho. Meus irmãos e eu perdemos tudo, não sobrou nada. Nossa renda vinha toda do comércio que ficava ali do lado esquerdo, perdemos tudo, não temos mais nada”, disse Moisés, que estava na igreja com a família quando foi avisado do incêndio.

Diante da tragédia, um grupo de amigos resolveu ajudar de todas as formas possíveis as 10 pessoas das quatro famílias. Duas famílias tiveram as casas completamente consumidas pelas chamas, mas duas outras tiveram problemas na estrutura e também irão receber ajuda. “A ajuda é para todos. Vamos reconstruir as duas casas e também reverter essa ajuda às duas outras famílias. O momento é difícil e a nossa união é fundamental”, disse o professor de educação física Ociney Maia, de 26 anos.

Segundo ele, desde que começaram a divulgar o pedido de ajuda nas redes sociais, na segunda-feira, várias pessoas já se solidarizaram e doaram materiais de construção como tijolo, areia e cimento, mas eles ainda precisam de mais ajuda. “Quem puder doar pode nos ligar ou mandar mensagem que nós vamos dar um jeito de ir até eles buscar. Pode ser material de construção, móveis ou dinheiro. Tudo é bem vindo”, disse.

Na tarde de hoje, eles receberam doação de areia e os próprios moradores se encarregaram de colocar em sacas para não deixaram o material no meio da rua. Outro morador disponibilizou uma quitinete para servir de depósito para as doações.

A dona de casa Gilda Rocha Veloso, 26, teve o telhado da casa afetado pelas chamas. Ela relatou que teve perdas na madrugada desta terça-feira após a forte chuva e precisou gastar R$ 900 reais na compra de telhas novas para reformar. “Molhou tudo. Perdi a televisão e outros móveis e ainda temos o prejuízo para reformar o telhado. Vou ver se consigo negociar um desconto com o rapaz que vem trocar o telhado”, disse.

A técnica em enfermagem Maria Neusa Prado, de 47 anos, também relatou os prejuízos. Uma das paredes da casa ficou com várias rachaduras após o incêndio e o telhado também foi comprometido. Segundo ela, a Defesa Civil ficou de voltar hoje para avaliar a situação. “Foi um susto muito grande, mas graças a Deus os bombeiros chegaram e controlaram as chamas. O problema é que a parede ficou assim, toda cheia de rachadura e o telhado também. Com a chuva dessa noite a casa ficou toda alagada, escorria pela parede”, relatou.

Quem quiser doar financeiramente ou com matérias de construção e móveis pode entrar em contato com Ociney pelo número (92) 99110-2229 ou (92) 99530-4079. Mas também pode ir até a rua Hermínio Barbosa, no São Lázaro, e fazer a doação pessoalmente.

Publicidade
Publicidade