Publicidade
Manaus
Manaus

Volta às aulas deixa vias congestionadas em Manaus

Estacionamento em local proibido, fila dupla e bloqueio de passagem de outros veículos são algumas das infrações constatadas pelo A CRÍTICA 27/01/2015 às 10:23
Show 1
Pais e responsáveis por buscar ou levar filhos no colégio foram flagrados estacionando em local proibido e fila dupla
perla soares Manaus (AM)

Parte das escolas particulares retomaram ontem as atividades do ano letivo e, novamente, o trânsito voltou a ficar caótico nos horários de entrada e saída causando congestionamentos nas redondezas dos estabelecimentos de ensino.

Estacionamento em local proibido, fila dupla e bloqueio de passagem de outros veículos são algumas das infrações constatadas pelo A CRÍTICA. Em frente ao Centro Educacional Adalberto Vale, localizado na avenida Via Láctea, no Adrianópolis, Zona Centro-Sul, ocorreram várias dessas irregularidades, como carros parados em fila dupla (infração prevista como grave, no Código de Trânsito Brasileiro, no valor de R$ 127,69 e remoção do veículo) e veículos estacionados em calçadas e canteiros centrais.

Apesar da presença de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), que realizavam a “Operação volta às aulas”, no entorno de algumas unidades escolares da Zona Centro-Sul, muitos condutores de veículos não se importavam com a fiscalização e mesmo assim cometiam as infrações.

Sem a menor preocupação, os condutores de veículos estacionavam nas calçadas, quando não, paravam no meio da rua para desembarque das crianças o que causou congestionamento na maioria das vias de acesso às escolas monitoradas “in loco” pela reportagem.

Reclamações

Para a administradora Etelvina Martins, muitos pais acham que não vão atrapalhar o trânsito pelo curto tempo que leva para que os filhos desembarquem do veículo. “Eles deviam ser os primeiros a dar bom exemplo aos filhos. É preciso que se conscientizem que não estão ajudando e sim prejudicando o trânsito”, disse.

O advogado Pedro Henrique deixa todos os dias a filha dele de sete anos na escola, disse que alguns pais não tem noção do quanto pioram o trânsito. “Tem pais que não usam o estacionamento, querem deixar na porta da escola por puro comodismo”, comentou Henrique.

Joaquim Andrade, comerciante, que dirige pela avenida Via Láctea todos os dias para ir ao escritório onde trabalha, aponta que as irregularidades cometidas pelos motoristas comprometem toda a circulação do entorno.

Detran realiza ações de orientação

Para minimizar o transtorno nas vias de acesso às escolas, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) realizou ontem pela manhã, a blitz educativa de "Volta às aulas". A ação ocorreu em frente ao Centro Educacional Adalberto Valle, Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

De acordo como diretor do órgão, Leonel Feitoza, a blitz tem como objetivo orientar pais, professores e alunos a atravessar nas faixas de pedestres e alertar como prevenir infrações e acidentes de trânsito. “Nossa maior preocupação é a segurança das crianças no ir e vir da escola”, destacou Leonel.

Durante as ações, um veículo que fazia transporte escolar foi notificado no primeiro dia da operação. Uma van estava com o pneu careca, o condutor foi obrigado a trocar o pneu reserva ainda no local e, o step, apreendido pelo Detran. “Essa troca tem que ser feita logo quando o condutor observar que o pneu necessita ser trocado e não aguardar que o pior aconteça”, disse o diretor.

Publicidade
Publicidade