Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
SALA DE AULA

Volta presencial tem boa participação de alunos e professores, avalia Seduc

Secretaria de Educação classificou como positivo o retorno dos alunos do Ensino Médio da rede estadual às salas de aula, nesta segunda-feira (10). Escolas contam com protocolos para proteção contra a Covid-19



5_80EEE155-AB81-4072-A1EB-F7615A8D1154.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
10/08/2020 às 11:00

No primeiro dia de retomada das aulas presenciais na rede pública estadual, nesta segunda-feira (10), a Secretaria do Estado de Educação e Desporto (Seduc) avaliou como positivo o retorno dos alunos do Ensino Médio às salas de aula.

Duas das escolas adaptadas para o retorno receberam as equipes do Governo do Amazonas para o acompanhamento das atividades iniciais: a Escola Estadual Jacimar da Silva Gama, bairro Petrópolis, zona Sul e Escola Estadual Senador Petrônio Portella, bairro Dom Pedro, zona Oeste.



"Nós avaliamos de forma muito positiva esse retorno. Nós tivemos uma participação maciça do retorno dos professores, ou seja, estive hoje em duas escolas e 100% dos professores estavam presentes", destacou o secretário da Seduc, Luis Fabian Barbosa.

"Nós esperávamos um certo absenteísmo dos alunos nessa primeira semana, mas no Petrônio Portella, nós tivemos 75% de frequência dos alunos no primeiro dia o que é um número muito bom para a gente", complementou ainda.

Nas duas escolas, por exemplo, todas as sinalizações que indicam a necessidade dos protocolos de saúde foram cumpridas. O desafio agora, conforme o secretário, é o cumprimento destas medidas pelas unidades escolares.

"A gente desenhou esses protocolos, nós fizemos a aquisição dos equipamentos de proteção individual, fizemos os investimentos em infraestrutura nas escolas e formação aos nossos profissionais da educação e a agora, gente precisa monitorar o cumprimento dessas medidas. E a escola tem o papel fundamental por que nós precisamos dialogar com os alunos e ajudar para que eles incorporem esses novos hábitos", finalizou.

Retorno das Aulas

A volta às salas de aula, de acordo com a Seduc, ocorrerá de maneira gradativa e escalonada, ou seja, todas as turmas serão divididas em blocos A e B, frequentando as escolas de maneira intercalada. Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais e, às terças e quintas-feiras, será a vez do bloco B conferir as atividades presenciais.

As sextas-feiras serão destinadas aos professores, que realizarão o seu planejamento de conteúdo. Nos dias em que os estudantes estiverem em casa, eles deverão acompanhar os conteúdos por meio do projeto “Aula em Casa”, que terá a sua programação adaptada.

Para o regresso, a Seduc construiu um Plano de Retorno às Atividades Presenciais, que reúne as medidas direcionadas a cada setor da comunidade escolar e o documento pode ser acessado através do site oficial da secretaria: www.educacao.am.gov.br.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.