Publicidade
Manaus
TEMPERATURAS

Volume de chuva em junho dobrou o esperado para duas semanas, diz Inmet

Conforme o Inmet, diferente de maio, o mês de junho tem tido uma quantidade de chuva acima do normal. No entanto, o total do mês ainda pode fechar dentro da normalidade 19/06/2018 às 16:51
Show chuva 23
O verão deve chegar mais tarde na cidade por conta das intensas chuvas (Foto: Aruivo AC)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

O volume de chuva de junho em Manaus dobrou o considerado “normal” para as duas primeiras semanas do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Amazonas. Até o momento, choveu 135mm na capital desde o 1° primeiro. Em maio, choveu 160mm, o que foi considerado abaixo do normal. O natural seria chover de 190 a 270mm na cidade.

Conforme o Inmet, diferente de maio, o mês de junho tem tido uma quantidade de chuva acima da esperada. No entanto, o órgão informa que ainda o total do mês pode fechar com totais dentro da normalidade.

Mesmo considerando a quantidade de chuva como acima do normal, o Inmet destaca que os fenômenos já eram esperados para este mês. “De acordo com a previsão sazonal do modelo probabilístico do Inmet, realizado em abril de 2018, eram esperadas chuvas de normal a acima do normal dentro do trimestre de maio, junho e julho”, afirmou o meteorologista, Flávio Natal.

Por conta das intensas chuvas registradas na cidade no mês de junho, provavelmente o verão mais pesado chegará mais tarde, em Manaus, conforme o Inmet. “As temperaturas estarão mais amenas durante o mês de junho, mas o modelo sazonal do Inmet prevê chuvas ligeiramente abaixo do normal para os meses de junho, agosto e setembro com temperaturas médias acima da normal para o trimestre em questão”, afirmou Fábio.

A expectativa do órgão é que aconteçam na cidade chuvas moderadas até o fim do mês. A previsão para os próximos dias é céu nublado, encoberto com pancadas de chuva e temperaturas oscilando de 24ºC a 32ºC.

Segundo o Inmet, a previsão para os próximos meses é de chuvas de normal a ligeiramente abaixo do esperado com temperaturas ligeiramente acima do normal.

Publicidade
Publicidade