Publicidade
Manaus
SOLIDARIEDADE

Voluntários ajudam instituição que é lar de mulheres que lutam contra o câncer

Mais de 1,3 mil mulheres do interior do Amazonas já foram auxiliadas pelo Lar das Marias em seus 11 anos de fundação 22/05/2017 às 05:00
Show institui  o
No último sábado, voluntários promoveram um mutirão no Lar das Marias: espaços da instituição foram reformados. Foto: Jander Robson
Silane Souza Manaus (AM)

Há nove anos, a autônoma Sandra Bentes de Souza, 39, se divide entre a casa da família em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus) e o Lar das Marias, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. É que ela faz tratamento contra um câncer e, quando vem para a capital, fica hospedada na instituição por não ter onde ficar. Além dela, mais de 1,3 mil mulheres que lutam contra o câncer foram beneficiadas desta mesma forma ao longo dos 11 anos da organização não governamental (ONG).

Sandra conta que só tem parentes em Manacapuru, mas ela precisa ficar em Manaus por conta do tratamento que faz na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecom). Normalmente, ela passa duas semanas na capital e duas com a família, em Manaquiri. “Tem mulheres que vêm de ano em ano ou de seis em seis meses. Eu não: de duas em duas semana tenho que vir. O Lar foi e continua sendo muito importante na minha vida”, relatou.

A presidente do Lar das Marias, Adelaide Portela, conta que a entidade oferece hospedagem com alimentação, acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais, entre outros serviços, para as mulheres acometidas com câncer que por quaisquer razões não têm condições financeiras e sociais para manter o tratamento em Manaus. A instituição se mantém de doações e trabalhos voluntários. “Nós temos carência de tudo, especialmente de voluntários que venham somar com o nosso trabalho”, desabafou.

Ação social

Buscando justamente disseminar a cidadania, a cultura do voluntariado e aumentar esse “time” de colaboradores do Lar das Marias,  a concessionária Manaus Ambiental promoveu, no fim de semana, a 18ª edição do “Dia do Voluntariado”. A ação aconteceu entre 8h e 12 de sábado, no Lar das Marias. Na ocasião, os voluntários fizeram a revitalização da cozinha e da sala de jantar da instituição, além da limpeza e organização dos utensílios da cozinha. Também foram realizadas atividades de recreação, beleza e saúde a todas as moradoras da casa.

Para a vice-presidente do Lar das Marias, Maria Luiza, a ação voluntária representou a certeza de que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição está chegando às pessoas certas. “Isso vem agregar ao nosso trabalho, não temos como mensurar a importância dessa ação para nós. Só temos a agradecer”, afirmou.

Objetivo é instituir a ‘cultura do voluntariado’

De acordo com o presidente da Manaus Ambiental, Sérgio Braga, o ‘Dia do Voluntariado’ tem como foco estimular e difundir a cultura do voluntariado; buscar a integração dos objetivos de negócio com a  responsabilidade socioambiental, agregando valor a todas as partes interessadas; além de consolidar a cultura de Responsabilidade Social Corporativa na empresa, ajudando uma instituição que precisa.

Publicidade
Publicidade