Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
INVESTIMENTOS

Wilson Lima lança programa 'Muda Manaus' no Amazonino Mendes

Atividades do programa serão realizadas por 24 órgãos da administração estadual. O Amazonino Mendes (Mutirão), fica localizado na Zona Norte de Manaus, e abriga mais de 110 mil pessoas



wilsont_71D6B466-AC3B-4F06-B536-FD0E7DDA1874.JPG Foto: Secom
06/12/2019 às 09:12

O bairro Amazonino Mendes é o primeiro a receber o programa "Muda Manaus" do Governo do Amazonas que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do Estado, de acordo com o governo. O programa foi lançado nesta quinta-feira (5) pelo governador Wilson Lima no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, para onde também foi transferido o gabinete do governador até o próximo sábado (7).

As atividades do “Muda Manaus” são realizadas por 24 órgãos da administração estadual. O Amazonino Mendes (Mutirão), fica localizado na Zona Norte de Manaus, e abriga mais de 110 mil pessoas.



“Nós vamos fazer isso, inicialmente, a cada dois meses, mas a ideia é que a partir de março ou abril, a gente comece a fazer uma vez por mês. Estamos finalizando esse cronograma para atender todos os bairros de Manaus. Todos os atendimentos e todas as ações que eu faria lá no gabinete vão ser feitas aqui. As nossas equipes vieram aqui previamente, nossos secretários conversaram com os líderes comunitários para entender quais as principais demandas, e aí resultou nas ações que nós estamos fazendo”, afirmou Wilson Lima.

O governador destacou os critérios para a escolha do bairro. “O Mutirão é um bairro muito simbólico, até pela sua história e da união das pessoas para construir esse bairro. O que a gente leva muito em consideração é a questão da vulnerabilidade social, onde há uma necessidade premente das pessoas, onde há coisas básicas para serem resolvidas e que, em muito tempo, não foram resolvidas. Por exemplo, uma carteira de identidade, algo simples que você não tem ideia da quantidade de pessoas que não têm esse documento”, pontuou Wilson Lima, ao anunciar que o próximo bairro a receber as ações do “Muda Manaus” será o Jorge Teixeira, na zona leste da capital.

Wilson Lima assinou, durante a solenidade de lançamento, o Plano de Ações Integradas do “Muda Manaus”, que detalha a concepção, execução, monitoramento e aperfeiçoamento do programa, visando assegurar o alcance dos seus objetivos. Todos os recursos aplicados na execução do programa são próprios do Estado, provenientes dos orçamentos já previstos em cada uma das secretarias envolvidas nas ações, totalizando, aproximadamente, R$ 5 milhões.

Benefícios 

As ações atraíram moradores do bairro e também de comunidades próximas. De acordo com Manoel Assis, presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Mutirão e morador da comunidade há 30 anos, esta é a primeira vez que a região recebe uma ação desse porte. “A comunidade se sente lisonjeada, privilegiada. Essas ações representam uma porta que se abre, e a credibilidade da comunidade, que começa a acreditar que, de fato, o governo não é só promessa, é uma realidade, de fato ele constrói”, ressaltou o líder.

Ele frisou que a população precisava de um olhar atencioso do poder público. “Bem cedo, chegando aqui no centro, a gente já via a quantidade de pessoas se aglomerando aqui na porta do Centro de Convivência. Isso significa a dívida que o Estado tem com o povo. Fazendo uma ação dessa a gente vê que a procura é maior do que a demanda. Essa ação é um alívio, uma alegria. Eu quero agradecer o governador Wilson Lima, os secretários, toda a equipe do governo”, disse Manoel.

Ações 

Nesta primeira edição, 24 órgãos da administração estadual vão realizar ações no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), contemplando os seis eixos de atuação do programa: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública.

Como parte do “Muda Manaus”, uma grande ação social acontece até o próximo sábado (7/12), no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, com a oferta de serviços de cidadania, assistência jurídica, segurança, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, além de atendimentos e orientações a trabalhadores, empreendedores, consumidores e de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Neste período, Wilson Lima também fará a entrega de R$ 445.524,73 em créditos solidários e financiamentos, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), beneficiando 267 microempreendedores do bairro Amazonino Mendes.

O governador também entregará 110 títulos definitivos de terra, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (SECT), e de 95 termos de termos de quitação de imóveis, através da Superintendência de Estado de Habitação (Suhab), a moradores do bairro.

No sábado (7), o governador também visita o “Peixe no Prato”, programa que oferece pescado e verduras a preços populares, e a feira de produtos regionais, que também acontecerão no bairro como parte do “Muda Manaus”. Os eventos são organizados pela Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Revitalização 

Durante o lançamento do programa, o governador Wilson Lima anunciou as demais ações que continuarão sendo executadas no bairro nos próximos dias. Entre os anúncios, estão investimentos para a revitalização do CECF Teonízia Lobo, do Campo de Lidam e do 27⁰ Distrito Integrado de Polícia (DIP), que serão feitos sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Estão previstas, ainda, a construção de acessos (como pequenas pontes e escadarias) e a revitalização das ruas do bairro Amazonino Mendes (Mutirão) e adjacências, para melhorar a mobilidade dos moradores da região. As intervenções contemplam serviços de limpeza, tapa-buracos, drenagem superficial e profunda, desobstrução de bueiros e revitalização de meio-fio e sarjeta.

Transformação social 

Com o programa “Muda Manaus”, coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Especiais, vinculada à Casa Civil, o Governo do Amazonas vai manter ações continuadas e integradas em diferentes bairros de Manaus, com prioridade para aqueles que apresentam maior índice de criminalidade e vulnerabilidade social.

Desta forma, as ações visam oferecer à cidade de Manaus e, em especial, ao bairro Amazonino Mendes (Mutirão), em parceria com a comunidade e com todos os órgãos envolvidos, soluções integradas por meio dos serviços públicos de segurança ostensiva e judiciária, infraestrutura, socorro, proteção social, ordenamento urbano, esporte e lazer, cidadania, defesa civil, educação, geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e transformação social, em nível de excelência.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.