Publicidade
Manaus
Manaus

Xbox One pode ser produzido na ZFM

A direção da Suframa informou que não tem conhecimento da suposta produção do Xbox One no Pólo Industrial de Manaus 24/10/2013 às 11:20
Show 1
Xbox One pode ser produzido na ZFM
Adan Garantizado ---

O Xbox One, novo videogame da Microsoft que será lançado oficialmente no Brasil no dia 22 de novembro, pode estar sendo produzido em Manaus.

A informação, divulgada ontem por diversos portais de notícias, se baseia em uma “pista”: O certificado de homologação publicado no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No documento, existem fotos do Xbox One com o selo “Produzido na Zona Franca de Manaus”. O fato de o manual de instruções do console também ter sido disponibilizado pela Anatel reforça a tese da produção do videogame no Brasil.

A notícia surge uma semana após a Sony - principal concorrente da Microsoft no mercado mundial de videogames - anunciar que o Playstation 4 deve chegar ao Brasil custando cerca de R$ 4 mil, fato que gerou uma exnurrada de críticas, principalmente nas redes sociais.

Procurada, a Microsoft disse que não comentaria nada sobre a suposta produção do Xbox One na Zona Franca. A empresa só deve tocar no assunto uma coletiva de imprensa para sexta-feira na Brasil Game Show 2013, feira de games que acontece em São Paulo entre os dias 26 e 29.


Outro videogame da Microsoft, o Xbox 360 é fabricado na Zona Franca de Manaus desde 2011, pela Flextronics. Isso reduziu os custos do console no Brasil em cerca de 40%. Hoje, o Xbox 360 é encontrado a partir de R$790,00 no mercado nacional. A própria Flextronics, segundo as informações disponibilizadas pela Anatel, seria responsável pela produção da nova geração do videogame da Microsoft.

Aprovado

Procurada por ACRITICA, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio de sua assessoria de comunicação, disse não ter conhecimento da produção do Xbox One no Pólo Industrial (PIM). Segundo a autarquia, como a Flextronics aprovou o Processo Produtivo Básico (PPB) para telejogo no Conselho de Administração da Suframa (CAS), ela não precisa informar qual linha ou tipo de produto está sendo produzido. Outras empresas da ZFM como Sony, Tectoy e Foxconn também possuem o PPB para telejogo.

Para se enquadrar nas exigências do PPB, a Flextronics precisaria adquirir boa parte dos componentes do Xbox One dentro do próprio PIM. A hipótese cogitada por uma fonte de ACRITICA é que a Microsoft registrou os certificados de homologação na Anatel (que são exigidos até para importar produtos) e ainda estaria em busca das empresas de componentes para começar a produzir o Xbox One em território nacional.

Estudo sobre Áreas de Livre Comércio

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), através da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (COGEC), inicia esta semana um trabalho investigativo sobre as Áreas de Livre Comércio (ALCs) com o objetivo de identificar de que maneira o regime jurídico-tributário diferenciado que se aplica nestas localidades contribuiu para o desenvolvimento intramunicipal, intermunicipal, estadual e fronteiriço destas áreas. Para isso, equipes técnicas da autarquia visitarão as nove ALCs que fazem parte da área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

As primeiras visitas ocorrem, esta semana, nas Áreas de Livre Comércio de Guajará-Mirim (RO) e Macapá e Santana (AP). Em novembro e dezembro será a vez das ALCs de Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM) e Boa Vista e Bonfim (RR). A proposta inicial das equipes é verificar de que forma está sendo praticada a política de desenvolvimento das ALCs.

Publicidade
Publicidade