Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
ECONOMIA

ZFM cresce acima da média brasileira para o mês de agosto

Indústria amazonense comparando teve um crescimento de 4,9%, número maior do que a média nacional de 3,2% para o mês de agosto, se comparado a julho, de acordo com o IBGE



show_POLOIND_18302552-53E2-4D03-8B07-73D2828E22EC.jpg Foto: Reprodução/Internet
08/10/2020 às 16:16

No fim da manhã desta quinta-feira (8), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou a pesquisa industrial mensal. Ela indica que a indústria amazonense comparando julho, com o mês de agosto, teve um crescimento de 4,9%, número maior do que a média nacional de 3,2%.

Na pesquisa também é possível comparar a produção industrial no período de julho do ano passado (2019), com mesmo mês deste ano, que mostra uma aumento de 0,7%. Apesar dos resultados recentes serem positivos, no período de janeiro a agosto de 2020, ainda há forte retração (-13,7%) se comparado com ao mesmo período de 2019.



Esses resultados ainda refletem impacto dos efeitos da pandemia sobre a produção industrial em 2020, se comparado ao ano de 2019.

Amazonas comparado com o resto do país

O desempenho da indústria amazonense, de 0,7% em agosto, com relação ao mesmo mês do ano anterior, colocou o Amazonas na 5ª posição entre os estados com maior crescimento industrial. Os piores desempenhos foram os do Espírito Santo, Paraná, e Bahia, com -6,1%.

Entre as atividades industriais do estado que tiveram bom resultado em agosto estão a: Fabricação de bebidas, Fabricação de produtos de borracha, Fabricação de produtos de metal (lâminas, aparelhos de barbear, estruturas de ferro), Fabricação de equipamentos de informática,entre outros

Algumas empresas fecharam as portas na Zona Franca

Apesar da crescente no mês de agosto, a empresa Sony anunciou em setembro que vai fachada as portas no polo industrial de Manaus em 2021. Nos últimos 20 anos diversas empresas consideradas grandes fecharem as portas a exemplo da Sony, entre elas Sharp, Philips, Gradiente e, mais recentemente, da Nokia, evidenciando as dificuldades das empresas em conseguir manter operações com os custos do Brasil, problema que pode ser acentuado com as recentes ameaças que o modelo Zona Franca de Manaus vem sofrendo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.