Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Cotidiano, Meio Ambiente, Semmas, Arborização, Semmas, Programa Manaus Verde e Viva, Árvores, Zona Leste

Zona Leste de Manaus recebe mutirão de arborização

Na ação comandada pela Semmas foram realizados o plantio e a distribuição de mudas, além de poda de manutenção, limpeza e capinação nos canteiros centrais das avenidas Grande Circular e Itaúba



1.jpg A estimativa da Semmas é a de que ao longo da semana 625 mudas sejam plantadas no local
16/02/2013 às 14:40

As vias e canteiros centrais da Zona Leste de Manaus, foram as primeiras áreas da cidade a receberem o trabalho de manejo da arborização urbana, que iniciou neste sábado (16), por meio de um mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Na ação foram realizados o plantio e a distribuição de mudas, além de poda de manutenção, limpeza e capinação nos canteiros centrais e passeios públicos das avenidas Grande Circular e Itaúba.

O trabalho se estenderá ao longo de toda a semana, com a realização de plantio para a correção de falhas da arborização e capinação ao longo de toda a extensão das duas vias.

Somente neste sábado, 550 mudas foram distribuídas à população da área e, no total, 79 árvores foram podadas. Ao longo da semana, 625 mudas serão plantadas no local.

“Com o fim do Carnaval, a Semmas retoma com força as ações de arborização, do Programa Manaus Verde e Viva, com plantios de mudas e manutenção dos indivíduos arbóreos na cidade”, destacou a titular da Semmas, Kátia Schweickardt, que acompanhou os trabalhos.

Num levantamento preliminar, observou Schweickardt, em 45 dias de atuação, já foram realizadas podas de manutenção em mais de 700 árvores, nas áreas do Centro, Zonas Sul e Centro-Oeste de Manaus, além de plantio de aproximadamente 1,2 mil novas mudas e distribuição de outras 3,5 mil.

O trabalho será retomado também nos conjuntos habitacionais.

Conscientização
A secretária lembrou novamente da necessidade do apoio da população para preservar a arborização nas vias públicas.

“Estamos conclamando a população da Zona Leste, moradores e comerciantes instalados ao longo dos corredores viários, para ajudar nesse trabalho de tornar ainda mais verde a cidade de Manaus”, afirmou. 

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Manaustrans e Amazonas Energia.

Reconhecimento
A distribuição de mudas ocorreu no canteiro central em frente à Bola do Produtor. Moradores de vários bairros da Zona Leste foram até o local para buscar plantas e obter informações.

É o caso, por exemplo, do motorista Sidney Roque Alves, 35, morador do bairro Amazonino Mendes 2.  Ele passava no local e parou para pegar mudas frutíferas para plantar no quintal de casa.

Junto com as mudas, cada pessoa recebe também um folder com orientações sobre o modo correto do plantio e como cuidar da muda. 

O consultor de vendas José Said, 43, residente no bairro João Paulo, levou algumas mudas frutíferas e uma arbórea para plantar na frente de casa.

“Sempre quis ter uma árvore que me proporcionasse sombra e aqui estou tendo informação sobre a espécie mais adequada para o plantio”, afirmou.

 

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.