Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
ENTENDA O TORNEIO

Peladão é futebol, dedicação, união e bom humor

Saiba mais sobre o maior torneio de futebol amador do mundo, promovido há 48 anos pelo jornal A Crítica



o_que___o_peladao_1BB8AB08-0C37-4837-9DEC-9C0FD69BE551.jpg
18/11/2020 às 17:51

O Peladão é uma história de amor pelo esporte iniciada em 1973, que se renova a cada ano e que vai muito além do futebol.

O torneio amador promovido por A Crítica já chegou a reunir, numa mesma edição, 1.110 equipes, de diferentes bairros de Manaus e cidades do Amazonas, disputando chave a chave o troféu de melhor do ano.



Mais que um simples torneio, o evento organizado há mais de quatro décadas é a reunião de diversos atores sociais que moram e trabalham no maior Estado do Brasil.

De acordo com jornalistas estrangeiros que já cobriram o evento, não há registros em todo o mundo de um campeonato que reúna segmentos sociais tão distintos ao mesmo tempo.

Quando os árbitros dão início às partidas, estão em campo estudantes, ambulantes, comerciantes, advogados, médicos, profissionais liberais em geral, enfim, gente rica e gente pobre. Porém, todos imbuídos do espírito lúdico do esporte bretão.

“O Peladão é como uma cidade em movimento, levando-se em consideração o gigantesco número de atletas participantes. Além disso é um grito de liberdade que já rodou o mundo”, define o Coordenador-Geral, Arnaldo Santos.

Quem joga no Peladão já sabe. Após queimar calorias nos campos de futebol e nos embates de corpo-a-corpo, os jogadores voltam suas atenções para a tradicional barca: confraternização organizada pelas equipes regada à comida, bebida e muita conversa fiada.

Tem times no Peladão mais famosos pelo nome que pelo talento: Vai Garotão, Tá Demais, Raparigueiros, Borra da Liberdade, Os Paparazzo, Os Puguentos do Aleixo, Brutos, porém limpos, Caça Barca, Rala Bucho e Papaculis Rock Clube, Uma Garrafa e Meia, Azarão, Carcaça de Bode, Anti-Doping, Sugismundo etc.

Para participar da competição, as equipes precisam inscrever junto uma candidata a Rainha do Peladão. A escolha da mais bonita representante é feita em paralelo aos jogos e todo anos o Peladão tem, além dos campeões nas categorias principal, feminino, master, infantil (Peladinho), uma nova Rainha.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.