Publicidade
Parintins 2017
ETERNO PAJÉ

‘Ainda não me vi fora da arena’, diz ex-pajé do Caprichoso, Waldir Santana

Pela primeira vez em 30 anos, ex-pajé assistirá festival fora da arena, onde disputou o posto simbolizando o curandeiro da tribo 25/06/2017 às 08:15 - Atualizado em 25/06/2017 às 16:20
Show paj
Waldir Santana recebe o carinho do povo parintinense (Foto: Evandro Seixas)
Oswaldo Neto Parintins

Pela primeira vez em três décadas, o ex-pajé do Caprichoso, Waldir Santana, assistirá o 52º Festival Folclórico de Parintins fora do Bumbódromo. Isso porque, em 2017, quem vai assumir a responsabilidade e fazer a magia acontecer na arena é Neto Simões após ele ter deixado o posto. Porém, em entrevista, o eterno pajé reafirmou o seu amor pelo boi Caprichoso e o carinho dos fãs por conta do seu legado no item 12.

No Boi de Rua, comemorado na noite de sábado (24) em Parintins, o ex-pajé falou sobre a expectativa de assistir o festival do lado de fora. Desde 1982 até 2016, ele conduziu vários rituais no Bumbódromo e protagonizou momentos únicos tanto pela sua garra defendendo o item quanto pelo envolvimento na parte artística do Caprichoso.

Para ele, ter saído do item é uma experiência diferente. “Eu ainda não me vi fora da arena, sentado numa arquibancada ou na frente de uma TV vendo o meu boi evoluir com outra pessoa naquele lugar que eu construí com suor, sangue e guerra... Mas a vida é assim. Eu não saí porque eu estive cansado, eu saí porque estou enjoado, mas daqui a pouco, eu posso voltar”, disse ele.

Santana acredita que a emoção e o afeto do público é, de fato, o maior presente deixado pelo touro negro.

“Parece que sou o pajé oficial do boi, porque as pessoas me procuram, as pessoas chegam, pedem foto, pedem pra eu voltar, as pessoas falam que eu não devia ter saído, as pessoas falam do carinho e do amor que tem pelo boi e pelo pajé do Caprichoso. Eu me emociono. São crianças, são jovens, são adultos e até idosos. E fico impressionado com tudo isso. Agradeço a Deus e ao boi Caprichoso, que está grandioso e com certeza será campeão”.

Publicidade
Publicidade