Publicidade
Parintins 2017
guia digital

Aplicativo ajuda turistas a conhecer a cidade de Parintins

Plataforma é um guia completo com os principais pontos turísticos do lugar e já está disponível gratuitamente nas plataformas iOS e Android 16/06/2016 às 11:22
Show  ndiceds
Guto Oliveira explica que a ideia surgiu quando teve que pensar algo para o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Fotos: Divulgação
Lorenna Serrão Parintins (AM)

A rivalidade entre Caprichoso e Garantido vai muito além da Ilha Tupinambarana. A prova disso é que a cada ano o Festival Folclórico de Parintins ganha novos admiradores. Pessoas de vários lugares do Brasil e até de outros países desembarcam na cidade dos bumbás no mês de junho para brincar de boi. E foi pensando em facilitar a vida desses turistas que o parintinense Guto Kawakami, de 25 anos, desenvolveu o app “Parintins”, um guia completo com os principais pontos turísticos do lugar e que já está disponível gratuitamente nas plataformas iOS e Android.

O aplicativo contém informações em português e em inglês de como chegar à cidade e também sobre as principais pousadas e restaurantes, além de um breve histórico dos donos da festa, Caprichoso e Garantido. Guto, que atualmente trabalha como professor da Faculdade Fucapi, é formado em ciências da computação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em designer pela Fucapi. E foi durante a sua segunda graduação que ele teve a ideia de criar o app “Parintins”.

“Essa ideia surgiu quando eu tive que pensar em algo para o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), em 2012. Na época fiz todo o projeto de como ele iria funcionar, isso contando apenas com o auxílio da minha orientadora”, contou Kawakami, que também revelou que sempre existiu um motivo emocional por trás desse projeto.

“Pensei nesse aplicativo porque sou parintinense e sempre quis fazer algo pela minha cidade, algo que ajudasse a divulgar ainda mais o Festival Folclórico. E geralmente essas ideias inovadoras acabam dando mais certo quando a gente faz pensando em algo que amamos. Na realidade acabei unindo o útil ao agradável”, completou.

O app “Parintins” foi lançado nesta quarta-feira, dia 15, e tem tudo para fazer sucesso entre os turistas do Festival 2016. Guto conta que só conseguiu colocar em prática o projeto de 2012 este ano porque teve a ajuda de muitos amigos.

“Um aplicativo precisa de tradutores, fotógrafos, jornalistas, de pessoas que conheçam bem a cidade e de desenvolvedores. E por incrível que pareça eu consegui tudo isso através de parcerias, não tive despesas. Posso dizer que esse é um aplicativo desenvolvido por parintinenses, que me ajudaram a tirar esse projeto do papel”, explicou.

“Tenho certeza que essa ferramenta vai ajudar a muitos turistas. Ela tem o endereço dos lugares e telefones úteis (bombeiros, polícia, hospitais). O app ainda não está 100% mapeado, temos os pontos principais da cidade. Mas é sempre bom dizer que poderemos incluir novos lugares na nossa próxima atualização e quem desejar incluir os locais deve entrar em contato através da nossa página no facebook”, completou Kawakami.

Publicidade
Publicidade