Publicidade
Parintins 2017
BOI COM A FLOR NA TESTA

Boi Boiola brinca e levanta a bandeira contra a homofobia, em Parintins

A 14ª edição do evento aconteceu na madrugada deste sábado (24), no Hotel Amazon River 24/06/2017 às 12:50 - Atualizado em 24/06/2017 às 14:24
Lorenna Serrão Parintins

Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) não é apenas a cidade da cultura e da criatividade, mas também o lugar da diversidade e da irreverência. Na madrugada deste sábado (24), no Hotel Amazon River, foi realizada a 14ª edição do Boi Boiola, um evento que já virou tradição na Ilha Tupinambarana, e onde brincar de boi também significa levantar a bandeira contra a homofobia.

Este ano, o tema do Boi com a Flor da testa e todo cor de rosa foi “O fascínio pelo boy magia no imaginário das bibas caboclas da Amazônia”, uma referência as temáticas de Caprichoso (a poética do imaginário caboclo) e Garantido (Magia e Fascínio no Coração da Amazônia).

De acordo com o presidente do Boi Boiola, Tarcisio Gonzaga, tudo começou como uma brincadeira entre amigos que sonhavam em integrar os bumbás de Parintins, mas que nunca tiveram oportunidade. O tempo passou, o público cresceu e hoje o evento atrai muitas pessoas, todas livres de preconceito.

“Hoje o Boi Boiola já é de Parintins, a realização desse evento virou obrigação, uma tradição. No início era uma brincadeira, mas com o passar do tempo, depois que ganhamos um público grande nós decidimos organizar. E hoje nós levantamos a bandeira LGBT. Parintins não tem uma Parada Gay, mas tem o Boi Boiola, que representa muito bem a nossa classe”, comentou Gonzaga.

Alegria, carisma e desenvoltura são os principais ingredientes para se tornar um item do Boi com a Flor na testa, afinal de contas divertir é o objetivo. “Fazer parte do Boi Boiola é uma forma de nós realizarmos um sonho de menina, afinal toda parintinense sonha em ser um item do boi. A nossa brincadeira deu certo e já diverte o público há 14 anos”, completou Suzy, cunhã-poranga do Boi Boiola.

Compromisso com a cultura de Parintins, o Boi Boiola diverte, mas também ajuda a divulgar os bumbás Caprichoso e Garantido.“Nós sempre preparamos um espetáculo maravilhoso, exaltando os bumbás de Parintins, mas também mostramos a nossa luta contra a homofobia. A nossa brincadeira sempre lutou contra o preconceito e vai continuar lutando por muito tempo ainda”, disse Duda Pazzuello, sinhazinha.

O Boi Boiola conta com itens tradicionais, mas tem muita personalidade e mostra isso apresentando os seus itens exclusivos, como a Morena Bela, Garota Grelhação e a Musa Boiola.

 

 

 

Publicidade
Publicidade