Publicidade
Parintins 2017
EXPECTATIVA

Boi Garantido realiza primeiro ensaio técnico no Bumbódromo de Parintins

Outros dois ensaios estão programados para alinhar últimos detalhes das apresentações oficiais 24/06/2017 às 00:21 - Atualizado em 24/06/2017 às 02:12
Oswaldo Neto Parintins

O Boi Garantido realizou o seu primeiro ensaio técnico no Bumbódromo na noite desta sexta-feira (23) em Parintins de forma fechada. Segundo integrantes da agremiação, outros dois ensaios estão programados para alinhar os últimos detalhes das apresentações oficiais do 52º Festival Folclórico, que começa no dia 30 de junho e vai até o dia 2 de julho. O Garantido abrirá a primeira e a última noite da festa.  

O ensaio começou por volta das 22h da noite e reuniu centenas de dançarinos, membros de comissões de artes e itens oficiais do boi. A expectativa é que o primeiro ensaio na arena sirva como um treino para a segunda noite do festival, onde o Garantido encerrará. O restante dos ensaios deve organizar o restante das noites.

Todo o ensaio técnico foi realizado de forma misteriosa e somente membros do boi-bumbá puderam ter acesso ao Bumbódromo. Itens solo como o apresentador, cunhã-poranga, pajé, rainha do folclore, porta-estandarte e sinhazinha da fazenda estiveram presentes na arena e se apresentaram com suas toadas oficiais.

O membro da Comissão Arte do Garantido, Fred Góes, explicou que o ensaio foi importante para aperfeiçoar o trabalho executado no curral da Cidade do Garantido. “Aqui vamos tomar pé de todos os corpos de dança e os detalhes de reordenamento. Estamos tranquilos porque qualquer ensaio tem problemas e eles são feitos para corrigir até que seja tudo perfeito. E a grande magia do festival é essa: o público só sabe na hora o que vai acontecer”, disse ele.

Apesar de não ter ensaiado com a batucada - tarefa executada por Israel Paulain - o levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior, disse ao Portal A Crítica que a interação musical com os ritmistas é uma das melhores já observadas pelo boi. “Está tudo como foi planejado. O nosso projeto era para abrir o festival. Estamos aguardando a primeira noite para entrar e arrebentar na arena”, disse Júnior.

Ele afirmou ainda que o alinhamento pode ser a peça-chave para o boi-bumbá levar o bicampeonato. “Com o ensaio fechado nos concentramos mais nesses detalhes. Quanto tem a galera presente, a gente se distrai um pouco para dar atenção. Hoje é realmente um ensaio técnico pra disputa do festival”.

O pajé do Garantido, André Nascimento, disse que os próximos ensaios vão focar nas outras noites do festival. “Tivemos três ensaios na Cidade do Garantido. Agora é importante para ensaiarmos no tamanho real. Antigamente tínhamos apenas um ensaio no Bumbódromo e isso (ensaio técnico) faz a gente se apegar à energia. É emocionante”.

Publicidade
Publicidade