Publicidade
Parintins 2017
JURADOS

Comissão anuncia mudanças no julgamento do Festival Folclórico de Parintins

Entre as principais alterações está a escolha de jurados que já participaram do festival entre 2005 e 2012 30/06/2017 às 12:50 - Atualizado em 30/06/2017 às 14:00
Show jurados
Comissão apresentou mudanças no regulamento nesta sexta-feira (30) (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Oswaldo Neto Parintins (AM)

A maioria dos jurados que irá escolher o boi campeão do 52º Festival Folclórico de Parintins já julgou em anos anteriores. A mudança foi feita pela Comissão Organizadora em 2017 e anunciada na manhã desta sexta-feira (30) durante coletiva de imprensa. Outra mudança proposta pela comissão, apoiada pela diretoria dos bois Caprichoso e Garantido e pela prefeitura, é a criação da escola de jurados, que irá criar um banco de dados de nomes que poderão julgar o festival.

De acordo com o presidente da comissão, Harald Dinnely, as mudanças devem iniciar a partir deste ano. “Essa série de mudanças tem o objetivo de melhorar a credibilidade do julgamento. Nós tiramos os bois de todo o processo de escolha dos jurados até o festival”, disse ele.

A partir deste ano, mudanças no regulamento impedem que os fiscais dos bois vão até os estados para convidar os jurados. Segundo a comissão, os jurados chegarão a Parintins sozinhos e ficarão isolados. Oito deles foram jurados entre 2005 e 2012 e dois são novatos.

Outra mudança é a criação e um banco de dados para possíveis nomes do festival. Assim como ocorreu neste ano, os jurados terão reuniões com os bois para entender o funcionamento do festival e se preparar para observar a apresentação na arena. Ontem, por exemplo, integrantes tiveram 1h para explanar o que será apresentado no Bumbódromo.

“No regulamento anterior não era permitido que o jurado do festival retornasse para julgar. Isso vai dar uma maior segurança porque a gente já viu em vários anos passados que as notas dos jurados não coincidiam com que a gente via na arena. Isso era uma reclamação geral tanto do Garantido quanto do Caprichoso. Então estamos querendo mudar isso daí através da nossa escola de jurados”, acrescentou.

Publicidade
Publicidade