Publicidade
Parintins 2017
‘Ritmo de boi’ com saúde

Cuidados com a saúde são fundamentais para aproveitar o Festival de Parintins

Antes de qualquer coisa é preciso abusar do protetor solar e de vestimentas confortáveis. O ideal é que os torcedores estejam a base de uma alimentação saudável e rica em energia ao mesmo tempo. 24/06/2016 às 16:42 - Atualizado em 25/06/2016 às 16:40
Show fila
Foto: Márcio Silva
ACRITICA.COM Parintins (AM)

Para curtir os prazeres da ilha tupinambarana e do Festival Folclórico de Parintins, os torcedores apaixonados enfrentam uma "maratona", que segue nas filas quilométricas para garantir espaço no Bumbódromo e termina com três noites de muita festa.

Por isso, quem quiser aguentar esta "turnê" de boi-bumbá, que acontece a partir desta sexta (24) até domingo (26), precisa tomar alguns cuidados para voltar para casa apenas com lembranças positivas. De acordo com a nutricionista e gerente de Relacionamento com o Mercado do Laboratório Sabin, Elisa Goulart, para enfrentar as tradicionais horas de espera na entrada do Bumbódromo, antes de qualquer coisa é preciso abusar do protetor solar, em virtude do clima ‘aquecedor’ da região, e de vestimentas confortáveis, leves e claras, que amenizem as elevadas temperaturas.

Depois disso, o ideal é que os torcedores estejam a base de uma alimentação saudável e rica em energia ao mesmo tempo. “Uma boa combinação seria a das oleaginosas (castanhas, nozes e afins) com frutas ou suco de frutas ou carnes magras, como os peixes. Dessa forma, fica garantido o aporte de calorias e nutrientes necessários para reabastecer as necessidades do organismo ao longo dos dias de festa”, destacou.

Aos que aproveitarão os três dias de Festival, a especialista recomenda esta mesma dieta, com ingestão de alimentos ricos em água, eletrólitos (fontes de energia imediata, que auxiliam na hidratação do corpo) e também em vitaminas, minerais e fibras. “Tudo isso mantém o organismo em boas condições e previne complicações como a hipoglicemia, diarreia e a desidratação. Devem ser, portanto, priorizados, alimentos à base de cereais integrais, além de frutas e vegetais, carnes magras e oleaginosas, tais como o açaí e as castanhas em geral”, explicou.

Além dos cuidados com a alimentação, é preciso estar atento a hidratação. Para aguentar os dias e noites de boi-bumbá, a gerente de Relacionamento com o Mercado do Laboratório Sabin dá dicas das bebidas que devem ser evitadas: alcoólicas ou à base de cafeína, pois ambas são diuréticas, aumentando os riscos de desidratação.

Contudo, como na hora da festa, bebidas alcoólicas parecem estar sempre na lista de opções, a recomendação é manter a moderação. De acordo com Elisa, em situações normais, é indicada a ingestão hídrica de 30 ml/kg de peso, contudo, no caso de sudorese ou atividade física intensa, é necessário aumentar este nível em 30 a 70%, dependendo da temperatura ambiente e das condições físicas de cada pessoa (peso, altura, idade e nível de atividade física).

“Para aqueles que desejam se exceder no consumo de bebidas alcoólicas, a recomendação é que reidrate o organismo com água, água de coco ou bebidas isotônicas, uma vez que as bebidas alcoólicas apresentam características diuréticas e hipoglicêmicas. Pode-se, inclusive, tomar 300 ml de água para cada lata de cerveja consumida”, destacou.

Com estes cuidados em mente, é possível aproveitar o melhor do que o Festival tem a oferecer, seja na torcida do Caprichoso ou na do Garantido.

Publicidade
Publicidade