Publicidade
Parintins 2017
só de barco

Dez mil pessoas retornam a Manaus após término do Festival de Parintins

De acordo com a Capitania Fluvial, 45 embarcações chegaram nesta terça-feira (28) à capital amazonense vindas de Ilha Tupinambarana 29/06/2016 às 16:06
Show hljl
Segundo informação da Marinha do Brasil, a ‘Operação Parintins 2016’ está prevista para encerrar nesta sexta-feira. Foto: Jander Robson /Freelancer
acritica.com Manaus (AM)

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental informou que até ontem, 53 embarcações haviam saído do municípios de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), após o término do 51º Festival Folclórico dos bois Garantido e Caprichoso. Deste total, 45 com destino à capital amazonense e as demais devem seguir para municípios do Estado do Pará.

Conforme a Marinha do Brasil, mais de 10 mil pessoas chegaram à capital por via fluvial. A Operação Parintins está prevista para encerrar na sexta-feira (1º).

Algumas das embarcações chegaram em Manaus nas primeiras horas de ontem (28), como foi o caso da Obidense Segundo. De acordo com o proprietário da embarcação que suporta um total de pelo menos R$ 1,5 mil passageiros, retornou de Parintins para a capital com um total de 700 brincantes.

A embarcação saiu do porto de Parintins às 4h25 da última segunda-feira e atracou no porto de Manaus às 7h de ontem. “Gostaríamos que a embarcação pudesse vir mais cheia, porém atracamos só para deixar quem iria ficar em Manaus, e acolher os que haviam comprado as passagens para irem a Óbidos (Pará). A viagem foi tranquila tanto na ida como na volta”, comentou Junior Paiva.

Para o operador de usina térmica, Marcos Alexandre Lopes, 44, o festival foi um sucesso. São três anos seguidos que Marcos participa da festa dos boi em Parintins. O operador de usinas mora em Humaitá (a 580 km de Manaus), mas decidiu pernoitar um dia na capital para aproveitar um pouco da cidade. “Depois que foi anunciado que o governo não iria repassar nenhum dinheiro para o festival por causa da crise econômica, cheguei até pensar em desistir, mas o desejo de retornar a ilha foi mais forte. O povo parintinense está de parabéns pelo lindo trabalho que realizaram”, disse.

Cerca de 350 militares do 9º Distrito Naval atuaram na Operação Parintins 2016.

Embarcações e voos

Até sexta-feira, a Marinha do Brasil segue com a operação Parintins. A Marinha informou que mais de 12 mil passageiros chegaram ao município de Parintins por via fluvial. Pela Infraero, a previsão era que até ontem 52 voos iriam retornar de Parintins para Manaus.

Publicidade
Publicidade