Publicidade
Parintins 2017
parintins 2016

Garantido apresenta roteiro para as três noites do Festival Folclórico

Dentro do tema “Celebração”, o Boi da Baixa do São José vai dividir sua apresentação nas três noites com os subtemas “Ancestralidade”, “Tradição e Fé” e “Folclore Amazônico”. 23/06/2016 às 17:01 - Atualizado em 23/06/2016 às 19:30
Show gar1
A coletiva aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA),
Paulo André Nunes Parintins (AM)

Diretoria e membros da Comissão de Arte da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido apresentaram, na tarde desta quinta-feira (23), o roteiro para as três noites de apresentação (24, 25 e 26 de junho) do seu tema “Celebração ” para o 51° Festival de Parintins.

A apresentação aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a presença da imprensa e patrocinadores do boi vermelho e branco. 

Dentro do tema “Celebração”, o Boi da Baixa do São José vai dividir sua apresentação nas três noites com os subtemas “Ancestralidade”, “Tradição e Fé” e “Folclore Amazônico”.

 

Na primeira noite o Garantido vai celebrar sua “Ancestralidade” e identificar, em todas as manifestações da cultura popular, a alma de cada povo, através da dança, da música e de todas as artes que fazem o ser humano cada vez mais alegre e mais feliz, como descrevia o antropólogo Darcy Ribeiro.

“Tradição e Fé” é o subtema do boi para a segunda noite do evento. Nela, o Vermelho e Branco” traz para a Arena do Bumbódromo a padroeira de Parintins Nossa Senhora do Carmo e a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, numa composição artística que une a fé dos parintinenses num grande momento de emoção e arte”.

Para a apresentação da terceira e última noite, o Boi Garantido desenvolve o subtema “Folclore Amazônico”. Será  a vez da celebração da Amazônia mestiça, cabocla, com matriz étno-cultural ameríndia, percebida pelo Brasil e pelo mundo através dos espetáculos apresentados no Festival Folclórico de Parintins que muito contribuíram para a visibilidade cultural da região e, consequentemente, também para a sua preservação e conservação. 

De acordo com o presidente do Boi Garantido, Adelson Albuquerque, “Parintins vai ter o seu melhor Festival Folclórico de todos os tempos; estamos nos preparando desde julho do ano passado para esta festa”.

Ele destacou que todos do boi, inclusive os artistas, também se dedicaram em prol da associação e sabiam dos cortes financeiros sofridos nesta temporada, “mas em nenhum momento desistiram mesmo sem verbas”.

Publicidade
Publicidade