Publicidade
Parintins 2017
parintins

Garantido celebra a fé e homenagem de Monteverde com a ladainha, em Parintins

A celebração remonta à década de 1950, quando Lindolfo, já tendo criado o Garantido a partir de uma promessa a São João, decidiu homenagear sua esposa, cujo nome era Antônia, com uma ladainha em honra ao homônimo  Santo Antônio. 12/06/2016 às 21:28 - Atualizado em 13/06/2016 às 16:55
Show agui1
Foto: Aguilar Abecassis
Paulo André Nunes Parintins (AM)

Um misto de tradição e encantamento marcou a celebração de Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio no Curral da Baixa do São José (avenida Lindolfo Monteverde), moradia do saudoso pescador Lindolfo Monteverde, criador do Boi Garantido. Capitaneada pela família Monteverde, o evento é realizado anualmente em homenagem ao santo casamenteiro e aos enamorados.

A celebração remonta à década de 1950, quando Lindolfo, já tendo criado o Garantido a partir de uma promessa a São João, decidiu homenagear sua esposa, cujo nome era Antônia, com uma ladainha em honra ao homônimo  Santo Antônio.

A programação começou por volta de 18h com a Ladainha da família Monteverde e devotos do santo casamenteiro. 

A festa relembra o que acontece com o bumbá-meu-boi do Maranhão de celebrar Santo Antônio na véspera, começando com uma ladainha. Em uma mesa enfeitada com flores e velas, esteve em destaque a imagem do santo que foi venerada pela família Monteverde e os demais fieis e torcedores do boi vermelho e branco com orações em latim.


Foto: Aguilar Abecassis

A programação teve explanações do projeto Ponto Cultural Lindolfo Monteverde, que é desenvolvido no próprio Curral Lindolfo Monteverde, e apresentação da Batucada Mirim do Boi Garantido.

Após a Ladainha iniciou a passeata pelas ruas de Parintins, com a participação da Batucada encarnada, percorrendo as ruas Lindolfo Monteverde, Armando Prado, Senador Álvaro Maia e avenida Amazonas até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Garantido e de Parintins. Durante o trajeto, o boi de pano brincou ao redor da fogueira em frente às residências e entregou rosas vermelhas para as donas das casas e jovens enamorados.

Lindolfo Monteverde tem dois filhos vivos: Maria do Carmo, 78 (que estava presente ontem) e João Batista, 76 (ausente devido problemas de saude).

Para Maria do Carmo Monteverde, a celebração anual a Santo Antônio é “uma das maiores felicidades para toda a família”, pois representa a perpetuação das tradições iniciadas pelo seu pai. “Eu me sinto abraçada por todo esse povo que vem aqui no nosso curral prestigiar a ladainha e a homenagem aos namorados”, disse ela.


Foto: Márcio Silva

Outra celebração tradicional do Boi Garantido - a Ladainha a São João, santo a quem Lindolfo fez a promessa para se curar de enfermidade, e que fez surgir o Garantido como pagamento do compromisso com o santo - vai mudar de data esse ano. Em vez do tradicional dia 24, a celebração acontecerá dia 22 no próprio Curral da Baixa do São José. É que na data oficial de São João  (24) é o primeiro dia do Festival Folclórico de Parintins.

Publicidade
Publicidade