Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Tradição

Garantido celebra Dia dos Namorados e Santo Antônio com ladainha e boi na rua

Boi-Bumbá faz homenagem ao santo casamenteiro às 18h, no curral da Baixa do São José. Festa repete tradição maranhense e, em seguida, dará vez à passeata com participação da batucada do boi vermelho



ACE_AA66.JPG Batucada do Garantido estará presente na passeata, que vai embalar a noite com toadas inesquecíveis (Foto: Aguilar Abecassis)
12/06/2016 às 13:24

A cidade de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) promete parar neste domingo (12). É que a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido vai realizar a partir das 18h a sua tradicional programação religiosa e festiva para homenagear o Dia dos Namorados e a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, cuja data oficial é segunda (13).

As homenagens iniciam a partir das 18h com a reza da tradicional ladainha comandada pela família Monteverde no antigo curral da Baixa do São José, localizado na avenida Lindolfo Monteverde (antiga Estrada Terra Santa), tradicional Baixa do São José. No local a coordenação ficará por conta de Maria do Carmo Monteverde, uma das filhas do pescador Lindolfo Monteverde, o fundador do Boi Garantido.



A festa repete o que acontece com o bumbá-meu-boi do Maranhão de celebrar Santo Antônio na véspera começando com uma ladainha. Em uma mesa enfeitada com flores e velas, estará em destaque a imagem do santo que será venerada pela família Monteverde e os demais fieis e torcedores do boi vermelho e branco.

Em seguida, por volta de 20h, encerrada a ladainha começa uma passeata com a participação da Batucada e que vai percorrer as ruas Lindolfo Monteverde, Armando Prado, Senador Álvaro Maia e avenida Amazonas até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Garantido e de Parintins. Durante o trajeto, o boi de pano vai brincar ao redor da fogueira em frente às residências e entregar, de forma singela, rosas vermelhas para as donas das casas e jovens enamorados.

O evento terá a participação da Batucada, que vai embalar a noitada com toadas antológicas e as oficiais deste ano. Anualmente a passeata reúne milhares de pessoas brincando e demonstrando seu sentimento de emoção, vibração e amor pelo boi e pelo santo.

Segundo historiadores, era em festas como estas de Santo Antônio que Lindolfo Monteverde arrecadava dinheiro dos torcedores e simpatizantes para outro tradicional evento da associação folclórica: a Ladainha em homenagem a São João, que acontecerá no próximo dia 24, mesma data do início do 51º Festival Folclórico.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.