Publicidade
Parintins 2017
EM COLETIVA

Garantido divulga projeto de arena ‘Magia e Fascínio no Coração da Amazônia’

Os três espetáculos, que o Boi do Povão preparou para o 52º Festival, vão falar sobre a força do Coração, da Cultura e da Amazônia 29/06/2017 às 14:00 - Atualizado em 30/06/2017 às 14:05
Show garantido03333
Evento aconteceu na Chácara do Boré. Foto: Euzivaldo Queiroz
Lorenna Serrão Parintins

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (29), na Chácara do Boré, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), o Garantido apresentou o projeto de arena "Magia e Fascínio no Coração da Amazônia" para o 52º Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana.

O evento contou com a presença de  Fred Goes (membro da Comissão de Arte), Edvan Oliveira (diretor de arena), Adelson Albuquerque e Fábio Cardoso, presidente e vice-presidente do Garantido, respectivamente. Além dos itens oficiais, Israel Paulain (apresentador), Sebastião Júnior (levantador), André Nascimento (Pajé) e Denildo Piçanã (Tripa do Garantido).

Antes de falar sobre o projeto de arena, bastante emocionado, Fred Goes relembrou os momentos em que Lindolfo Monteverde brincava de boi nos terreiros de Parintins. "Eu era criança e via Lindolfo brincando de boi e hoje me emociono por fazer parte do Garantido e por ver o quanto ele evoluiu. Quando cheguei aqui (chácara) lembrei do mestre Lindolfo brincando nos terreiros e por isso fiquei emocionado", comentou.

Sobre a temática do Garantido para o Festival, ele falou sobre a força do coração, da cultura e da Amazônia."Nós vamos apresentar um dos bois mais bonitos. Vamos falar da magia no sentido da criação da Amazônia. Nunca é demais falar da nossa Amazônia. O Garantido vai mostrar uma Amazônia linda e viva na arena", completou.

Para Edvan Oliveira, diretor de arena, o projeto do Garantido vai falar sobre preservação, o real e o imaginário. "O nosso projeto vai emocionar e vamos conseguir alcançar o nosso objetivo principal, que é levar o título para a Baixa do São José”, comentou Oliveira.

Espetáculos para o 52º Festival

1ª Noite: ‘Amazônia magia e fascinante’: A lenda ‘Nosoken, afloresta encantada’ abrirá o espetáculo. Depois o boi apresentará a Figura Típica Regional, ‘Quilombolas da Amazônia’.  Seguida da Celebração Folclórica: ‘Auto do Boi na Amazônia’ e encerrará com o Ritual de iniciação do Pajé.  

2ª Noite: ‘Folclore e resistência cultura’: A Lenda Amazônica, ‘A Kanaimã;  Figura Típica Regional, Caboclo Ribeirinho; Celebração Folclórica, Auto do Boi da Tradição e encerrará com o Ritual Pajé dos Pajés.

3ª Noite: ‘Amazônia, fé e esperança ’: Celebração Folclórica, Romeiros da Tradição; Lenda Amazônica: Ypupiara, Bicho do Fundo; Figura Típica Regional, Ceramista da Amazônia;  e encerrará com o Ritual Indígena, O Eldorado.

Grandes títulos
Na ornamentação do local da coletiva, a equipe do Garantido colocou os troféus das vitórias mais importantes.

1961 – 1º Troféu, quando o Garantido foi o campeão do 5º Festival Folclórico de Parintins.

1968 - Ano em que o Boi do Povão foi o campeão do último Festival realizado na Ilha Verde.

1984 – Ano do Pentacampeão.

2002- Ano do Tetracampeão.

2006 – Ano Tricampeonato.

2009 - Ano em que a Baixa ficou alagada e o Garantido ganhou na base da sueperação

2013 – Campeão do Centenário

2016 – Garantido superou problemas técnicos da primeira noite e foi Campeão.

 

 

Publicidade
Publicidade