Inicia apuração dos pontos do 52º Festival Folclórico de Parintins
Antes da leitura das notas dos dez jurados, a presidente da comissão julgadora leu os pedidos de impugnações de cada agremiação

Iniciou por volta das 11h desta segunda-feira (3) a apuração dos pontos 52º Festival Folclórico de Parintins, no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana. A tradicional disputa entre os boi-bumbás Caprichoso e Garantido aconteceu neste final de semana, 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Bumbódromo de Parintins.
Antes da leitura das notas dos dez jurados, a presidente da comissão julgadora leu os pedidos de impugnações de cada agremiação. Nenhum dos pedidos foi aceito. Por volta das 11h25, as urnas chegaram ao salão de apuração dos votos. As urnas eram mantidas em um cofre pela comissão julgadora.
Os 21 itens
Os 21 itens avaliados pelos jurados são: apresentador, levantador de toadas, batucada ou marujada, ritual indígena, porta-estandarte, amo do boi, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranga, evolução, toada, pajé, tribos indígenas, tuxauas, figura típica regional, alegoria, lenda amazônica, vaqueirada, galera, organização ou conjunto folclórico e coreografia.
Jurados antigos
Este ano, os dez jurados que analisaram as apresentações de Caprichoso e Garantido são ex-jurados do festival. Eles já participaram do julgamento nas edições de 2005 e 2012. Essa foi uma das alterações feitas este ano no regulamento do Festival Folclórico de Parintins. O objetivo foi trazer nomes para compor um banco de dados.
Lista dos jurados
- Bloco A: Comum / Musical
Antonio Roberto Pellegrino Filho (BA): membro do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Paulo Sérgio Borges Filho (ES) – Jornalista da Prefeitura Municipal de Vila Velha
Raimundo Aurélio de Mello (PI)– Músico
- Bloco B: Cênico / Coreográfico
Alvaro Mendes Filho (ES) – Subsecretário de Comunicação de Vila Velha
Lucia de Fátima de Araujo e Silva Couto (PI) – Jornalista
Maria Helena Souza Pettengill (MS) – Bailarina
Maurício Germano da Costa (PB) – Bailarino
Bloco C: Artístico
Daniella da Cunha Gramoni (PR) – Mestre em Música pela UFPR e professora universitária
Madson Luis Gomes de Oliveira (RJ/CE) – Graduado em Estilismo e Moda, especialista em Ensino da Arte e Doutor em Design.
Marili Azim (PR) – Servidora pública, coordenadora de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba
Você pode acompanhar a apuração do Festival pela TV A CRÍTICA, canal 4 e pelo aplicativo A Crítica Play.