Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
INOVAÇÃO

Parintins já conta com primeiro açougue gourmet da cidade

A iniciativa foi inaugurada oficialmente no último dia 17, a partir das ideias inovadoras das parceiras empreendedoras Loren Lunière e Manuela Cardoso



CARNE011.jpg As donas do negócio: Manuela Cardoso e Loren Lunière. Foto: Márcio Silva
20/06/2017 às 18:11

Cidade de forte segmento pecuarista, Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), já conta com o seu primeiro açougue gourmet: o Empório da Carne, que funciona na avenida José Esteves, bairro de Palmares. A iniciativa foi inaugurada oficialmente no último dia 17, a partir das ideias inovadoras das parceiras empreendedoras Loren Lunière e Manuela Cardoso, para atender os gostos mais exigentes com uma gama de produtos de qualidade, cortes especiais e sendo uma opção diferenciada na Ilha Tupinambarana para aqueles que buscam um algo a mais na culinária.

 Além de cortes diferenciados de carne bovina e suína, no local você pode encontrar, de forma bem prática, do hambúrguer artesanal de carne e frango à linguiça artesanal tradicional, de recheio de queijo e até apimentada, passando por saborosas almôndegas, suculentos kibes, pedaços de carnes já preparados em espetos para servir em churrascos e outros produtos.  “A propaganda boca-boca está fazendo com que as pessoas procurem principalmente as lingüiças, como a recheada de queijo que é exclusividade nossa e que ninguém em Parintins faz, e os produtos mais práticos, como os espetinhos prontos, as cervejas”, disse Loren Lunière. 



 Dos amigos para o público
O açougue já existia no próprio local, mas sem as características de gourmetização. “A Loren me deu a ideia: 'Manu, vamos transformar, mudar um pouco'. De açougues pra açougue aqui em Parintins temos muitos. Adoramos comer, então ela começou fazendo os hambúrgueres de carne”, disse a empresária Manuela, que é estudante de Nutrição.

 “Sempre fui de fazer os meus próprios petiscos em casa com a família e os amigos. E as crianças adoram  e sempre pediram pra eu fazer hambúrgueres e kibes. Aí eu comecei a fazer esses petiscos em casa e os amigos disseram que nós deveríamos vender essas comidas no nosso açougue. Aí começamos a vender por encomenda e depois a coisa foi crescendo e resolvemos realmente tornar a coisa mais séria", comentou Loren.

"Eu e a Manuela estamos sempre juntas, conversamos muito e ela é a chefe, tendo uma mão maravilhosa para cozinha e é cozinheira de mão cheia. Às vezes nós trocamos idéias e ela vai lá e começa a criar as coisas, e eu vou também fazendo outras coisas. Enfim, foi uma dupla que deu certo porquê a gente uniu a criatividade e o conhecimento que temos de viagens e tudo mais. Nós duas preparamos tudo, conversamos, e é realmente um trabalho de dupla”, conta Loren Lunière, que é produtora de eventos com especialização em marketing.

Qualidade e opção
“Nós brincamos com os amigos dizendo que esse aqui é o açougue certo para quem ama cozinhar porque o cliente vai  chegar aqui, se for no dia a dia tem os kits de agulha já serradinha, carne para cozido toda temperada e embalada, ou o bife, enfim. E no final de semana ela quer variedade, quer comer bem. Aqui em Parintins você não tem tantas opções para onde ir, então geralmente as pessoas vão para a chácara ou fazer algo em casa. Então, capricham no churrasco. O que queremos é oferecer variedade de carnes, carne legal, saudável, fresca, boa, de qualidade, mas também têm as lingüiças artesanais  recheadas com queijo, com pimenta. Se já quiser levar o espetinho, já leva, se quiser temperado, a gente tempera. Tudo aqui, por ser uma cidade pequena, é muito fácil e prazeiroso você ser atendido de forma personalizada”, comentou Loren.

 A dupla criou um  banco de dados dos clientes, e elas sempre entram em contato com eles pelo whatsapp. “É o meio de comunicação mais utilizado aqui em Parintins, e onde as pessoas nos encomendam os produtos. Além disso, a pessoa escolheu a carne, e já tem a cerveja gelada, de boas marcas, do litrão que é o mais comum até outras marcas. Ou seja, para todas as classes. E para aquele toque de chefe que a pessoa vai ter no churrasco, nós fazemos molhos artesanais. Queremos fazer uma coisa bem gourmet e onde as pessoas tenham o prazer em comer. Comprou a carne, tem a cerveja, tem carvão, já leva os petiscos e os molhos certos e apropriados para utilizar no seu churrasco e na sua comida”, explica Loren Lunière.

 Ela conta que no Empório da Carne tudo é feito de forma natural, gostoso e saudável, sem aditivos químicos: “O manjericão, a hortelã, os temperos  que usamos são todos da horta domiciliar que mantemos no quintal da avó da Manuela e na área do empório. É muito gostoso fazer tudo isso. Fazemos o artesanal com qualidade”.

 Projetos futuros pra ‘sair do forno’
Crescer a produção da linha de congelados e ter a oportunidade de distribuir essa linha para os empresários locais e restaurantes é um dos projetos futuros da dupla parceira do Empório da Carne. “Já há alguns restaurantes nos encomendando os hambúrgueres. Aqui não tem os food trucks e as hamburguerias especializadas como há em Manaus. Queremos poder fornecer e fomentar o mercado de serviços e restaurantes daqui de Parintins com os nossos produtos”, disse Loren.

Entre os outros projetos futuros da dupla parceira estão, por exemplo, a introdução de carne de carneiro no cardápio do Empório da Carne. “Quero que venham procurar tal carne e termos para oferecer ao cliente. Vamos trabalhar com cortes de picanha e material todo para churrasco, maminha embalada, etc”, comentou Manu.

“Se você tem vontade de comer um quibe, você vai atrás e não encontra em Parintins. Aqui você vai encontrar isso no Empório da Carne. Queremos melhorar mais, criar mais, ter mais idéias...”, acrescenta ela.

O que não falta é ousadia para essa dupla de meninas emprendedoras. “E quem sabe, mais adiante, não poderemos fazer alguns eventos pequenos de gastronomia aqui na cidade? É uma coisa que ainda falta desenvolver , esse lado em Parintins. Queremos colocar Parintins na rota da gastronomia, até porque aqui na Ilha tem muita coisa gostosa para degustar. Agradecemos a quem tem nos apoiado, acredito muito no potencial de Parintins e no bom gosto do parintinense. Vale a pena tentar comer melhor e mais saudável por um preço justo. Apesar de nos apresentarmos como um açougue gourmet, com produtos gourmets e variados, o preço não assusta pois a matéria prima é nossa”, conta Loren.

 Contatos
Quer entrar em contato com o Empório da Carne? É só ligar para o (92) 99316-4369 (Vivo e Whatsapp).

Instagram e Facebook: @emporiodacarne.parintins


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.