Publicidade
Parintins 2017
boi garantido

Apresentador Israel Paulain completa 15 anos como o número 1 à frente da função

Israel Paulain completa 15 anos à frente do item apresentador do boi-bumbá Garantido nesta edição do festival 23/06/2016 às 11:12 - Atualizado em 23/06/2016 às 13:07
Show gpa1122 02f
Foto: Aguilar Abecassis
Rafael Seixas Parintins (AM)

Anfitrião do boi-bumbá do coração, Israel Paulain completa 15 anos à frente do item apresentador neste 51° Festival Folclórico de Parintins (a 326 quilômetros de Manaus). Segundo o artista, além do amor pelo Garantido, a força de vontade, a falta de comodismo e a humildade na hora de aprender são algumas das qualidades que o ajudam nas apresentações e a se manter no cargo. Apesar da experiência, o parintinense não pensa em aposentadoria e quer postergá-la por mais alguns anos.

“Sou um torcedor apaixonado acima de tudo. Poder estar 15 anos apresentando o boi Garantido, substituindo o maior ícone da história do festival, que é o Paulinho Faria, precursor do item apresentador, consagrado pela galera, meu ídolo do Garantido e de todos, é uma honra muito grande. Estou realizando um sonho de criança e podendo somar para uma grande vitória do nosso boi”, declarou Israel Paulain, que, embora tenha nascido numa família azul e branca, sempre amou o boi da Baixa do São José e o trabalho desenvolvido por Paulinho Faria.

Até hoje, ele pede conselhos e dicas do seu antecessor para fazer bonito na Arena do Bumbódromo. “O Paulinho é uma referência para o item apresentador e como artista consagrado do festival. O que conversamos é muito motivacional, porque é a troca de experiências entre o criador e a criatura e entre o ídolo e o fã. Consegui manter e dar continuidade ao que ele criou. Também pude apresentar inovações. Fui pioneiro ao trazer a figura do apresentador-ator, eliminando as fichas utilizadas nas apresentações”, contou o artista, que elegeu como momento mais importante da sua carreira a sua estreia no ano 2002.

“Nesse ano, o veterano Arlindo Jr. apresentava o contrário. Existia uma desconfiança em relação a mim, mas com muita força de vontade, dedicação e humildade consegui desenvolver um grande trabalho e apresentação. Venci no item apresentador e o Garantido venceu o festival. Estreei sendo campeão no item e tetracampeão do Festival Folclórico de Parintins”, relembrou Israel, que acredita que o diferencial da nação vermelha e branca é a emoção, sentimento que ele traduz na arena com o bordão: “Inigualável galera”.

“A palavra 'inigualável' claro, já existe há muito tempo, mas pintou de forma súbita na minha cabeça, voz e coração em 2009, quando sofremos uma das maiores cheias da nossa história, onde quase todas as alegorias foram tomadas pelas águas e tivemos que levar nossas estruturas para trás do Bumbódromo praticamente um mês e meio antes do festival. Nesse ano, eu sentei na arena com muita emoção, sem intenção e planejamento, e no decorrer da apresentação pintou a palavra  inigualável para classificar a minha galera naquele êxtase”, finalizou o apresentador, que encontra nos torcedores da nação vermelho e branca a força para continuar à frente do item n°1.

Saiba mais

O apresentador Israel Paulain tem três filhos. Os mais velhos, Isabela Regina e Israelzinho, respectivamente de 6 e 5  anos de idade,  já são itens oficias nas escolas que estudam. Isabela é Garota Garantido, uma espécie de sinhazinha da fazenda, na Escola Estadual Araújo Filho; e Israelzinho é amo do boi Malhadinho, do Centro Educacional  Infantil Gurilândia.

O mais novo, Paulo Roberto, de 11 meses, é movido, segundo o pai, a toadas do Garantido. Caso queiram se tornam itens oficiais, eles já têm o apoio do pai garantido.

Publicidade
Publicidade