Publicidade
Parintins 2017
auto do boi-bumbá

Vivendo o Pai Francisco do Garantido pelo 2º ano, Faria promete mais inovações

Depois de inovar ao falar em plena Arena, o Pai Francisco do Garantido promete ousar ainda mais este ano e soltar a voz 21/06/2016 às 21:44 - Atualizado em 22/06/2016 às 10:26
Show sem t tulo
Ousado João Paulo Faria não perdeu a oportunidade de ‘provocar’ o contrário, dizendo que ele vai ‘copiar’ o Boi do Povão (foto: Euzivaldo Queiroz)
Lorenna Serrão Parintins (AM)

Desde o ano passado que o Garantido resolveu dar o destaque que o Auto do Boi merece dentro da evolução do Boi do Povão. Em 2015, o Pai Francisco, pela primeira vez em 50 anos de Festival, falou durante o espetáculo na Arena. Este ano, com o retorno de Fred Góes ao Conselho de Arte, o Bumbá Encarnado promete inovar novamente, mas desta vez nada de falas. Chico aparecerá no Bumbódromo cantando.

A ideia, segundo João Paulo Faria, intérprete do Pai Francisco do Boi do Coração, é unir a modernidade apresentada na edição passada ao tradicional Auto do Boi, quando João Batista, filho de Lindolfo Monteverde, ainda era o Amo do Boi. Outra novidade é que a história de Chico, Catirina e Gazumba ganhou uma toada intitulada de “Auto do Boi Garantido”, que tem tudo para ser eternizada.

“A encenação do Auto do Boi do ano passado foi tão emblemática que o texto escrito por Mencius Melo, na época ainda membro do Conselho de Arte do Garantido, inspirou uma excelente toada. E tudo surgiu através de uma conversa minha com os compositores Enéas Dias, Marcos Bo e João Kennedy. Lembro que desafiei Enéas a compor uma toada sobre o Auto do Boi tradicional misturado com a nossa encenação moderna do ano passado e ele topou”, contou João Paulo Faria, que interpretará o Pai Francisco do Garantido pelo segundo ano consecutivo e, desta vez, terá uma missão maior que a de 2015.

"Perguntaram se eu estava preparado para cantar na Arena,  eu disse que estava e, pela primeira vez, o Pai Francisco vai cantar no meio de uma toada. Aliás, essa é uma nova tendência de toadas que o Garantido vem lançando, que é cênica, toada teatral”, revelou. João Paulo também falou sobre o novo Pai Francisco do contrário e, como não poderia deixar de ser, não perdeu a oportunidade e deu aquela “alfinetada” em seu mais novo adversário no Festival Folclórico de Parintins.

“Quando eu falei na Arena, ano passado, o Mencius disse que o Garantido estava fazendo o óbvio, afinal o Festival é uma grande encenação, um teatro a céu aberto. E o contrário vai fazer o óbvio também, que é copiar o Garantido. Este ano, provavelmente, o Pai Francisco e a Caritina, que tinham um papel de palhaços na arena, vão fazer alguma coisa diferente graças ao resgate feito pelo Garantido ao Auto do Boi em 2015.

Publicidade
Publicidade