Publicidade
Parintins 2017
Por onde anda?

Hoje policial federal, Tame Nôvo defendeu o item ‘Rainha da Fazenda’ por 11 anos

Atualmente ela mora no Rio de Janeiro com a família, onde é policial federal. Emocionada, ela conta que o período em que defendeu o item  Rainha da Fazenda do Garantido foi o mais bonito de sua vida 23/06/2016 às 11:21
Show capturar
Tame Nôvo defendeu o item Rainha da Fazenda, hoje Sinhazinha da Fazenda (foto: Euzivaldo Queiroz)
Jhonny Lima Parintins (AM)

Ela foi um dos itens de destaque do Garantido no ano de 1987 e, por 11 anos, foi a Rainha da Fazenda do Bumbá Encarnado (figura hoje representada pela Sinhazinha da Fazenda). Quase 30 anos após a estreia no Festival Folclórico de Parintins,  a “filha do dono do terreiro” Tame Nôvo ainda se emociona quando o assunto é a sua história com o Boi da Baixa do São José.

Atualmente ela mora no Rio de Janeiro com a família, onde é policial federal. Emocionada, ela conta que o período em que defendeu o item  Rainha da Fazenda do Garantido foi o mais bonito de sua vida.

“Eu me sinto honrada em ter defendido meu Boi.  Quando vejos as fotos, tenho saudades”, revelou. Por isso, Tame planejou suas férias para que pudesse passar um tempo na Ilha Tupinambarana, dar todo o apoio ao Garantido e também rever os amigos e parentes.

“Moro no Rio há 16 anos e não me afastei do Garantido. Este será o melhor festival: será um festival de resgate e independência. O Garantido vai dar um show e os jurados vão constatar que nós somos o melhor na Arena”,  provocou, mostrando que, apesar do tempo e distância,  a rivalidade continua viva. Tame Nôvo contou que foi o Boi Garantido quem introduziu  elementos como leque e chapéu na Rainha da Fazenda.

“E acabou que virou uma identidade do item e o ‘contrário’ teve que se render”, alfinetou, ao lembrar que ela é do tempo em que a brincadeira de boi estava restrita às famílias parintinenses, apesar do reconhecimento intermacional.

Saiba mais

Hoje policial federal concursada no Estado do Rio de Janeiro, onde  trabalha e mora com a família, Tame Nôvo  defendeu o  item Rainha da Fazenda do bumbá  por nove anos. “Tem que ter  uma oxigenação nos itens.  Temos que entregar o bastão, quantas parintinense têm esse sonho de ser item?”, declarou.

Para Tame Nôvo, ser Rainha da Fazenda, a diretoria do Garantido precisou pedir permissão para  os pais dela. O posto que Tame ocupou por 11 anos hoje é representado pela Sinhazinha da Fazenda, Djidja Cardoso.

Publicidade
Publicidade