Publicidade
Parintins 2017
Sorteio

Sorteio: jurados do 51º Festival Folclórico de Parintins serão do estado da Paraíba

O sorteio que definiu a Paraíba como o estado de origem dos jurados do festival aconteceu ao vivo durante o programa Arena dos Bumbás, na TV A Crítica, na tarde deste sábado (18) 18/06/2016 às 13:52 - Atualizado em 18/06/2016 às 14:43
Show bb67717e 6873 412c b4ef db2b7ef175ee
Participaram do sorteio representantes dos bumbás Caprichoso e Garantido e a comissão organizadora do festival (Foto: Reprodção/TV A Crítica)
Vinicius Leal Manaus

Serão do estado da Paraíba os 10 jurados que vão julgar as apresentações de Boi-Bumbá Caprichoso e Boi-Bumbá Garantido nas três noites do 51º Festival Folclórico de Parintins, que acontece no próximo final de semana, nos dias 24, 25 e 26 de junho, na Ilha Tupinambarana.

O sorteio que definiu a Paraíba como o estado de origem dos jurados aconteceu ao vivo durante o programa Arena dos Bumbás, na TV A Crítica, na tarde deste sábado (18), e foi comandado pela apresentadora da atração, Carol Queiroz, junto aos representantes dos dois bumbás e da comissão organizadora do festival.

Tudo aconteceu da seguinte maneira: dos 27 estados brasileiros existentes, foram excluídos os sete estados da região Norte e os três estados de onde vieram os jurados que julgaram o festival no ano passado: Goiás, Distrito Federal e Alagoas.

Posteriormente, os 17 estados restantes foram colocados em uma urna, de onde a apresentadora Carol Queiroz sorteou nove deles: Paraíba, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo. Todos estes nove estados foram para a mesa de sorteio.

Na mesa, cada representante dos bumbás teve o direito de eliminar quatro estados. Os representantes do Caprichoso vetaram os estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Bahia, e os representantes do Garantido vetaram Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Assim, o estado restante, a Paraíba, foi escolhido.

Recrutamento de jurados

A partir de agora, representantes das duas associações folclóricas terão que viajar ao estado da Paraíba para, em uma semana antes do início do festival, recrutar e selecionar os 10 jurados. Eles vão selecionar currículos de profissionais e especialistas em Cultura e escolher, em comum acordo, os 10 membros do júri.

Os representantes visitarão universidades, centros e secretarias de cultura, escolas de arte e música, museus, a fim de selecionar pessoas com formação artística e cultural para julgar o festival. Depois é feito o convite ao profissional, e caso ele não aceite são feitos novos convites a outros profissionais.

O sorteio ao vivo na TV

Pela 1ª vez em 51 anos do Festival de Parintins o sorteio dos jurados ocorreu e foi transmitido ao vivo por uma emissora de televisão, a TV A Crítica. Para a presidente da comissão organizadora do festival, Sinatra Santos, o sorteio teve lisura. “Fizemos tudo em frente as câmeras para não haver dúvidas ou discussão. Foi excelente, um dos sorteios mais rápidos a acontecer”, disse.

Para o vice-presidente do Garantido, Fábio Cardoso, o sorteio foi excelente e pôde resgatar a credibilidade do festival. “Tivemos um sorteio com transparência, com lisura, e é justamente isso que o Garantido busca. Agora vamos nos resguardar para que tenhamos jurados transparentes, com objetivo de fazer um julgamento limpo, sem qualquer tipo de vício para fazermos o melhor festival de todos os tempos”, disse.

O coordenador fiscal do Caprichoso, Márcio Azêdo, considerou o sorteio dinâmico e positivo para a associação folclórica azul. “Avaliamos como boa a disponibilidade dos nove estados. A Paraíba já julgou outros festivais. A gente crê que por ser a cultura do Caprichoso (original) do Nordeste vão vir jurados muito aptos a julgar o festival”, disse.

Redução de custos

Excepcionalmente este ano os jurados do 51º Festival de Parintins virão de um único estado, ao invés de três estados como de costume. A mudança ocorreu para reduzir gastos com passagens aéreas, custeadas pela patrocinadora do evento, Azul Linhas Aéreas, no trecho “estado de origem > Manaus > estado de origem”, e pela Prefeitura de Parintins, no trecho “Manaus > Parintins > Manaus”.

Publicidade
Publicidade