Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
DEFINIDO

Boi Caprichoso vai abrir e encerrar o Festival Folclórico de Parintins em 2018

Sorteio da ordem de apresentação dos bumbás para a 53ª edição do Festival foi realizado na noite desta quarta-feira (13) em Parintins



capri.JPG Foto: Arquivo/AC
13/06/2018 às 20:32

O boi-bumbá Caprichoso vai abrir e fechar o Festival Folclórico de Parintins 2018 nas noites dos próximos dia 29 e 1°. O sorteio da ordem de apresentação da 53ª edição do Festival foi realizado na noite desta quarta-feira (13) no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no município (a 369 km de Manaus em linha reta). O evento contou com a presença de representantes das diretorias dos dois bumbás.

Conforme o sorteio desta noite, o Garantido abre a segunda e a terceira noite, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Segundo o regulamento do Festival Folclórico de Parintins, a ordem de apresentação dos bois para as três noites do último final de semana de junho deveria ser definida 15 dias antes do evento.

Metodologia do sorteio

O vice-presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o presidente do Garantido, Fábio Cardoso, foram os responsáveis por definir a programação para as três noites de espetáculo deste ano. Por três vezes, Jender e Fábio retiraram do globo uma pedra numerada. Cada rodada correspondia a um dia de festival e e o mandatário que tinha a pedra de número maior definia se seu bumbá abriria ou encerraria a noite de apresentações da data.

Temas para 2018

O boi Garantido trabalha este ano com o tema “Auto da Resistência Cultural”. Em 2018, o Garantido renova seu compromisso com a realização de uma “Brincadeira de São João” que se constituiu e que se constitui como um espetáculo de resistência pela arte.

O Conselho de Artes da Baixa do São José  afirma que o espetáculo deste ano  vai trazer marcas do passado e do presente do Garantido, porque na nação encarnada está vivo o sentimento do fundador, Lindolfo Monteverde, de resistir culturalmente.

O Caprichoso, por sua vez, leva para a Arena do Bumbódromo o espetáculo “Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral”. A proposta do bumbá é levar a atmosfera multicultural da Amazônia para as três noites do festival, fazendo uma nova viagem com os protagonistas que aqui estavam e os que aqui chegaram com nova dramaturgia para uma identidade regional, rica por ser diversa e aberta ao diálogo universal, afirmando ao mundo que a  sabedoria cultural do seu povo.

Selo oficial

Na noite desta quarta-feira, a Prefeitura de Parintins também divulgou o selo oficial do 53º Festival Folclórico.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.