Publicidade
Parintins
EMOÇÃO

Tradicional 'Boi de Rua' do Caprichoso reúne milhares de torcedores nas ruas de Parintins

O trajeto começou em frente à antiga Catedral de Parintins, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, e seguiu até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo 25/06/2018 às 00:59 - Atualizado em 25/06/2018 às 01:56
Alexandre Pequeno Parintins (AM)

O Boi Bumbá Caprichoso levou centenas de pessoas às ruas de Parintins na noite deste domingo (24) durante o tradicional Boi de Rua. A concentração começou por volta das 20h em frente à primeira Catedral de Parintins, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e seguiu até a atual Catedral de Nossa Senhora do Carmo, finalizando a festa na Praça dos Bois.

No trajeto, as famílias tradicionais torcedoras do Caprichoso prepararam suas casas e as ruas com faixas e bandeiras para uma caminhada ao lado do atual boi campeão do Festival Folclórico de Parintins. O evento reafirma a temática do bumbá em 2018: “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”.

A paixão pelos bumbás em Parintins começa desde cedo. Uma prova disso é o pequeno Gregory Pietro, de 9 anos, que sonha em ser tripa do boi azul. No Boi de Rua, ele trouxe sua versão mirim do Touro Negro e evoluiu com energia e garra, sem dever nada ao tripa oficial Alexandre Simas Azevedo.

“Essa paixão começou desde pequeno quando trazíamos ele nos eventos e logo ele foi crescendo e gostando mais. A princípio ele começou com um boizinho pequeno, que toda criança paritinense tem em casa. Conforme os anos foram passando, o boi também cresceu e logo conseguimos uma mini réplica do Caprichoso”, comenta orgulhosa Klicia Jacauna, mãe da criança. 

Seguindo a tradição de acompanhar a caminhada do boi pelas principais avenidas e ruas azuladas, a família Vasco vibrou quando viu o Caprichoso de perto. “É o momento que temos de perpetuar as coisas que vivemos na infância. Brinquei disso e agora meus filhos vivem esse evento feito para reunir a família, além de brincar todo mundo junto”, destaca a administradora Larissa Vasco.

Dança e música

Animando a torcida azul, o Apresentador Edmundo Oran, o Amo do Boi, Prince do Caprichoso e toadeiros animaram a festa com os itens individuais femininos brincando com a galera pelo percurso da festa.

A Cunhã-Poranga, Marciele Albuquerque, Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, a Porta-Estandarte, Marcela Marialva dançaram ao som da Marujada de Guerra com a energia da galera no Boi de Rua.

Em seu último ano defendendo o item, a Rainha do Folclore Brena Dianná percorreu o trajeto do Boi de Rua emocionada junto à Marujada de Guerra.

Interpretando desde as toadas mais tradicionais até as recentes do Caprichoso, o "Imperador da Floresta" Davi Assayag, Levantador de Toadas azul, fez seu timbre de voz inconfundível ecoar durante o trajeto até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Paixão pela terra

Na semana passada, o bumbá azul já havia realizado a primeira edição da passeata deste ano em comemoração aos 30 anos do Bumbódromo.

"O Caprichoso tem esse compromisso de manter acesa a chama da tradição dessa brincadeira mantida por várias famílias que ajudaram a construir o boi Caprichoso", destacou Babá Tupinambá, presidente do Touro Negro.

Publicidade
Publicidade