Sábado, 25 de Maio de 2019
AQUECIMENTO

Caprichoso e Garantido vão às ruas para celebrar os 30 anos do Bumbódromo

Bumbás aproveitaram o fim de semana para fazer celebrações pelas principais ruas da Ilha, aquecendo as emoções das duas galeras para o Festival



BOIS.JPG
(Fotos: Euzivaldo Queiroz)
18/06/2018 às 16:11

Os bois Garantido e Caprichoso foram às ruas da Ilha Tupinambarana, no último final de semana, mostrando o amor e fascínio dos seus torcedores. Os eventos, ja em clima de 53° Festival Folclórico, marcaram as comemorações dos 30 anos do Bumbódromo e foram realizados em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Parintins, 

A saída pelas ruas da cidade foi dividida em dois dias. O povo do Boi Garantido saiu para celebrar no último sábado, como num grande ensaio a céu aberto e lembrando as tradicionais saídas da associação folclórica.

Já o Caprichoso, atual campeã parintinense, fez seu evento no domingo. Ambas as associações saíram em trios-elétricos, com suas torcidas cantando as toadas antológicas, mas seus bois, "os donos da festa", foram evoluindo no chão com seus tripas.

O Vermelho e Branco da Baixa do São José exibiu as toadas antológicas do seu vasto manancial musical do boi. A programação inicia na Praça Cristo Redentor, no centro de Parintins, às 19h, com os itens oficiais do Boi do Povão, Batucada, Garantido Show, Comando Garantido e Banda Oficial. 

Dlon Gomes da Silva, 45, estava no último sábado junto com a sua esposa Ana Santos acompanhando o evento. "Este boi de rua representa a cultura da cidade e deveria ser feita em todo final de semana", declara ele. "Não temos palavras", disse a sua esposa.

Dlon é filho de Ironildo Costa da Silva, que era toureiro oficial nas apresentações do Garantido e que levou o boi para apresentações em Manaus no campo do General Osório. 

"Vamos manter essa pegada de união e preparação da nossa galera para o Festival. É uma parceria importante do Boi Garantido com Governo do Estado e Prefeitura para intensificar o clima do Festival de Parintins", afirmou Fábio Cardoso,  presidente do Boi Garantido.

BOI DE RUA AZUL

No boi de rua do Caprichoso a concentração foi no Bumbódromo e seguiu pelas ruas de Parintins até a Praça Cristo Redentor. O tripa Alexandre Azevêdo, o apresentador oficial Edmundo Oran, o Amo do Boi, Prince do Boi, a Cunhã-Poranga, Marciele Albuquerque, Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, e a Porta-Estandarte, Marcela Marialva, além da
Marujada de Guerra, levaram a galera azul e branca ao delírio.

"É uma satisfação muito grande ter participado do boi de rua. A galera estava com saudades do Caprichoso e lotou as ruas. Esse carinho é o combustível que precisamos para chegar na arena e dar o espetáculo que a torcida quer", comentou Alexandre Azevedo, filho de Markinho Azevêdo, lendário tripa que deixou o posto oficial em 2016, mas que segue como item substituto e é o criador oficial do boi de pano.

Último Boi de Rua

Na próxima semana, o Caprichoso prepara o último Boi de Rua em homenagem às São João Batista, onde espera mais uma vez reunir uma multidão azulada, às vésperas do Festival Folclórico de Parintins 2018.

 “Esta festa é do povo, é da nação Caprichoso que saiu às ruas e nos surpreendeu com o carinho e a paixão pelo nosso boi", comentou o presidente Babá Tupinambá. 
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.