Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
PARINTINS

Folclórico, Garantido abre última noite exaltando sua história e tradição

Celebração Folclórica exalta o fundador Lindolfo Monteverde e a fusão do bumba-meu-boi do Maranhão com o boi-bumbá de Parintins



IMG_8607_B64A9272-BA21-48DA-8298-25FA168FEAEB.JPG (Foto: Euzivaldo Queiroz)
30/06/2019 às 20:25

Um bumbá que ocupa a arena do Bumbódromo de pés no chão, trazendo a vaqueirada, bailado corrido e a Batucada encarnada. Com a simplicidade de quem é ‘perreché’, o Boi Garantido deu início à sua apresentação na terceira noite do Festival Folclórico de Parintins. 

A noite vai abordar o tema “Garantido: o Boi da Liberdade do Povo”, dentro do contexto ‘Nós, o Povo’, trabalhado pelo bumbá para este ano de 2019. E o Garantido trouxe, em sua celebração folclórica, batizada de ‘Sonhos de Liberdade’,  o Terreiro de Dona Xanda, mãe de Lindolfo Monteverde. Bois do bumba-meu-boi maranhense, que inspiraram o criador do Garantido, e gigantes vaqueiros, com imagens de Jesus Cristo em suas lanças, tomaram conta da Arena.



A alegoria mostrou toda a genialidade do artista Mestre Jair Mendes, que criou, em parceria com o também artista de ponta Vandir Santos e equipe, uma estrutura alegórica de 19 metros de altura, com colossais 31,25m de boca de cena e 10 módulos. Para embalar toda essa beleza, a toada clássica “Sonho de Liberdade”, de Chico da Silva, Tadeu Garcia e Roseane Nôvo, e ‘Tic, Tic, Tac’, toada de Braulino Lima que fez sucesso mundial na versão do Grupo Carrapicho.

Do fundo dos módulos alegóricos, surgiu uma gigante de imagem de Lindolfo Monteverde, que trazia consigo o Boi Garantido em sua primeira aparição na arena. Da mesma alegoria, surgiu também a Sinhazinha da Fazenda, Djidja Cardoso. Representando a liberdade do Folclore Popular, surgiu a Rainha do Folclore, Brenda Beltrão, numa fantasia esvoaçante com penas vermelhas, amarelas e verdes, encerrando o primeiro ato do Garantido na última noite. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.