Publicidade
Parintins
Histórico

Garantido e Caprichoso festejam, juntos, os 30 anos do Bumbódromo de Parintins

Bois-bumbás e seus artistas fizeram show em homenagem às três décadas do centro cultural que é símbolo de Parintins 29/06/2018 às 23:16 - Atualizado em 29/06/2018 às 23:49
Show boi1
Presidentes das duas associações folclóricas entraram conduzindo seus bois na Arena do Bumbódromo / Fotos: Antonio Lima
Paulo André Nunes Parintins (AM)

Uma festa histórica e nunca antes vista em Parintins marcou, neste primeiro dia de 53º Festival de Parintins, a comemoração de 30 anos do Bumbódromo: os bois Garantido e Caprichoso entraram e brincaram de boi juntos na Arena do Bumbódromo, esquecendo por alguns momentos a rivalidade e festejando, juntos, as três décadas de um dos maiores símbolos da Ilha Tupinambarana.

Uma hora e meia antes da apresentação oficial,os bois entraram conduzidos pelos seus presidentes, Babá Tupinambá pelo azul e Fábio Cardoso pelo vermelho e branco, num dos grandes e mais emocionantes momentos do Festival deste ano. Os artistas ddos dois bois se apresentaram em um mini-tablado montado no centro da Arena.

A festa iniciou quando o apresentador do Caprichoso, Edmundo Oran, chamou para o centro da arena o ex-apresentador e ex-levantador do boi, Arlindo Jr. Ele fez companhia ao Amo do Garantido,Tony Medeiros. Arlindo,além de incentivar sua galera, também animou a do Garantido, ressaltando os artistas que se apresentaram. 

"Nós somos irmãos na arte", disse Tony Medeiros. O Boi da Baixa do São José trouxe dois ícones: o artista de alegorias Jair Mendes, que criou os movimentos do Boi Garantido,  e, vestida com roupa de batuqueira, Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido. 

O ex-levantador do Garantido, Emerson Maia, autor da histórica "Lamento de Raça", também estava presente.

O compositor Chico da Silva, autor do clássico "Vermelho", do Garantido, cantou "Parintintins dos parintintins" junto com David Assayag, levantador oficial do Caprichoso. "Estou emocionadíssimoi e digo que o Bumbódromo veio destacar nossa brincadeira de boi. Obrigado governador Amazonino Mendes e  salve as naçõees de Caprichoso e Garantido e o Festival de Parintins", comentou Chico,emocionado.

 O governador Amazonino Mendes descerrou uma placa em comemoração aos 30 anos do Bumbódromo acompanhado do prefeito de Parintins, Bi Garcia; ambos ,assistiram as apresentações  em um camarote central. 

A Miss Brasil, amazonense Mayra Dias, veio como destaque e também subiu ao palco principal.

Clássicos como "Ninguém gosta mais desse Boi do que eu", um hino do Caprichoso, foram cantados por Arlindo, Rei e Prince do Boi.

O Amo oficial do Garantido,Tony Medeiros, cantou "Vermelho" e nessa hora foi homenageado o compositor parintinense  Chico da Silva, que também já fez belíssimas toadas para o azul.

O ex-amo do Caprichoso, Rei Azevedo, tocou berrante e chamou a galera azul e branca,como nos seus velhos tempos. Ao final, todos se abraçaram num dia histórico para o Festival de Parintins.

Publicidade
Publicidade