Publicidade
Parintins
Tradição e festa

Garantido e Caprichoso saem às ruas de Parintins para Ladainha e Boi de Rua

Associações folclóricas vão realizar dois dos eventos mais grandiosos deste período bovino, sendo um deles de caráter eminentemente religioso, mas fundamental para a criação de um dos bumbás 24/06/2018 às 10:51 - Atualizado em 24/06/2018 às 18:34
Show bois
Bumbás Garantido e Caprichoso vão levar uma multidão de torcedores neste domingo pelas ruas da Ilha Tupinambarana / Fotos:Euzivaldo Queiroz
Paulo André Nunes Parintins (AM)

As ruas de Parintins vão ser invadidas por um imenso mar de torcedores dos bois Garantido e Caprichoso neste domingo, 24, quando as duas associações folclóricas vão realizar dois dos eventos mais grandiosos deste período bovino, sendo um deles de caráter eminentemente religioso, mas fundamental para a criação de um dos bumbás.

O Garantido promete arrebatar uma multidão de torcedores repetindo a ladainha em  homenagem a São João Batista: quando criança, Lindolfo Monteverde fez uma promessa ao santo para curar-se de uma enfermidade. Em troca da cura, ele prometeu colocar um boi anualmente para brincar pelas ruas da Ilha Tupinambarana a cada 24 de junho. Estava criado o Boi da Baixa do São José.

A celebração inicia por volta de 19h30 com a tradicional ladainha no antigo curral do Garantido localizado na avenida Lindolfo Monteverde, antiga Estrada Terra Santa, tradicional Baixa do São José, passando depois pelas ruas Armando Prado, Álvaro Maia, Avenida Amazonas e finalizando na Catedral de Nossa Senhora do Carmo. A partir de orações, os presentes também homenageiam a memória do pescador fundador do Boi que é imortalizado em uma estátua em bronze localizada à frente de um pequeno palco no curral. Anualmente é organizada uma mini-quermesse, com direito a fogueira e distribuição de pipoca e guloseimas aos presentes.

A coordenação é da família do fundador, mais diretamente com Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindoldo Monteverde. Após, por volta de 20h, acontece a saída do boi pelas ruas, sempre acompanhado por um trio elétrico, parando nas casas enfeitadas e com fogueiras de tradicionais torcedores ou antigos brincantes

Em todos os dias 13 de junho o Garantido também faz outra homenagem: essa dedicada a Santo Antônio: a celebração remonta à década de 1950, quando Lindolfo, já tendo criado o boi vermelho e branco, a partir de uma promessa a São João Batissa, decidiu homenagear sua esposa, cujo nome era Antônia, com uma ladainha em honra ao homônimo Santo Antônio.

Boi de Rua do Caprichoso

Neste domingo, Dia de São João, o Boi Caprichoso faz seu segundo Boi de Rua pré-Festival de Parintins- o primeiro ocorreu no dia 17 deste mês em homenagem aos 30 anos do Bumbódromo – o Garantido fez uma carreata similar no mesmo dia.

A concentração do Boi de Rua azul começa às 20h em frente à primeira Catedral de Parintins, a igreja do Sagrado Coração de Jesus, e seguirá até a atual Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Ela vai percorrer a rua Rio Branco, avenida Amazonas até a Catedral, onde será realizado um grande ensaio show com a apresentação de todos os itens oficiais do Boi Caprichoso.

A direção do Caprichoso convida as famílias por onde passar o percurso do Boi de Rua para que possam preparar suas casas e ruas para a caminhada ao lado do atual boi campeão de Parintins. 

Publicidade
Publicidade