Terça-feira, 23 de Julho de 2019
ENSAIO

Garantido ensaia suas tribos e lendas a dois dias de abrir Festival Folclórico

Na Cidade Garantido, integrantes das cidades de Manaus, Maués e Santarém (PA) estão intensificando suas participações para os segmentos de lenda amazônica, tribos e ritual



06_A8565D52-0E3D-4561-80B2-F6B423022E94.jpg O pajé Adriano Paketá participou do ensaio das tribos do Garantido (Foto: Euzivaldo Queiroz)
26/06/2019 às 19:12

Os grupos cênicos e coreográficos do Boi Garantido estão treinando dia e noite em busca da nota 10 no 54° Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). Neste momento, por exemplo, na Cidade Garantido, integrantes das cidades de Manaus, Maués e Santarém (PA) estão intensificando suas participações para os segmentos de lenda amazônica, tribos e ritual.

Cerca de 200 brincantes se revezam nestes ensaios que antecedem a estreia do Boi Vermelho e Branco.

Manaus está em Parintins com 100 brincantes do corpo folclórico, mais 60 de Maués que atuam nas lendas e tribo coreografada e 40 de Santarém para a Festa de Catimbó e figura típica regional.

"Nesse ensaio dá-se o encontro de todos os elencos cênicos e coreográficos. Aqui em Parintins nosso contingente ensaia três meses antes do espetáculo, só que os contingentes de Manaus, Maués e Santarém só estão se encontrando agora e para que tudo dê certo como programado é preciso fazer várias paisagens indicando os momentos exatos de apresentação. Para tudo sair prefeito. Tenho certeza que vamos fazer um contexto cênico-tribal-coreográfico nunca antes visto no Festival. Estamos preparados para o campeonato", disse Ricardo Pegueite, coordenador cênico-coreográfico do Boi Garantido.

Integrante de Maués, o coordenador de dança coreografada Djalma dos Santos participa do grupo de dança Porantim, e já dança no Festival desde 2006. Segundo ele, foram dois meses de ensaios em Manaus e, agora  em Parintins, é o momento dos acertos coreográficos.

"Aqui temos uma dimensão maior do espetáculo. O Garantido tem esse projeto de ser campeão e fazemos parte desse conjunto", disse ele, que, com sua equipe, esteve na passagem de som realizada na última terça no Bumbódromo.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.