Terça-feira, 23 de Julho de 2019
LADAINHA

Garantido festeja 106 anos e sai pelas ruas com Ladainha a São João Batista

A reza tradicional está há décadas fixada no calendário de eventos do Boi do Povão e é feita em latim pelos familiares do Mestre Lindolfo e pela Velha Guarda da Baixa do São José



001_1CC063D4-C5DB-4E96-80F1-F5228AF08C62.jpg (Foto: Euzivaldo Queiroz)
24/06/2019 às 22:00

Tradição é tradição e no Boi Garantido isso é cumprido à risca há anos. E nesta segunda-feira (24), Dia de São João, a família de Lindolfo Monteverde, fundador da associação folclórica, comemorou os 106 anos do "Boi do Povão" realizando a "Ladainha para São João Batista" e a saída pelas ruas do lado vermelho da Ilha Tupinambarana.

A reza tradicional está há décadas fixada no calendário de eventos do Boi do Povão em Parintins, e é feita em latim pelos familiares do Mestre Lindolfo e pela Velha Guarda da Baixa do São José.

Após a programação religiosa iniciou uma festa com a apresentação do boi-mirim Estrelinha e brincantes, que animaram o público no local que foi o primeiro Curral oficial do vermelho e branco, e no qual em seu quintal residem os Monteverde.

Em seguida, foi a vez do Boi brincar pelas ruas ao redor das fogueiras naquela que é a última saída do boi antes do 54° Festival Folclórico de Parintins que acontece nos dias 28, 29 e 30 deste mês.

Além dos cantores oficiais no trio, o "Boi da Promessa" seguiu pelas ruas com a Batucada, Comando Garantido e Garantido Show percorrendo o trajeto compreendido pelas ruas Lindolfo Monteverde, Armando Prado, Álvaro Maia, Avenida Amazonas até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Em forma de respeito o Boi foi parando na frente das casas onde havia fogueiras e onde moram torcedores tradicionais da associação folclórica.

HONRA

Segundo Maria Monteverde, filha de Lindolfo Monteverde, a data é motivo de honra.

"Eu e minha família nos sentimos honrados em realizar esse evento. Meu pai fez a promessa é ficou curado, e estamos cumprindo tudo o que ele pediu", comentou ela, aos 81 anos de idade.

"O Garantido tem tradição, religiosidade e muita alegria para seu povo. A saída deste 24 não deixa de ser um momento de comemoração antecipada pelo grande trabalho que desenvolvemos para o nosso 32º campeonato", afirmou Fabio Cardoso, presidente do Boi Garantido.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.