Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
ANSIEDADE

Jurados do Festival de Parintins chegam à Ilha Tupinambarana nesta quarta

Todos os escolhidos são Mestres e Doutores em Cultura, Dança e Folclore; estados de origem só devem ser revelados após a chegada ao município



BUMBO_306847DF-DAF3-4A9A-99A8-242810C06254.JPG (Foto: Jair Araújo)
25/06/2019 às 14:45

Os dez jurados que serão responsáveis pela definição do campeão do 54º Festival Folclórico de Parintins desembarcam nesta quarta-feira (26/06) na Ilha Encantada, de acordo com informações do presidente da Comissão de Jurados do festival, Agenor Ribeiro.

Após chegarem à terra do boi bumbá, os jurados participam de uma coletiva, na sede da prefeitura da cidade, na qual serão apresentados à imprensa. Na ocasião, o regulamento será lido e detalhado ponto a ponto.

O horário da coletiva será definido somente na quarta-feira, após a chegada do corpo de jurados, pela comissão organizadora. “O roteiro deles ainda não definimos, mas até amanhã vamos fechar essa programação”, disse o presidente da comissão.

A programação para a chegada dos jurados está sendo definida em conjunto com os representantes das associações folclóricas azul e vermelha, para que tudo transcorra com muita tranquilidade, informou Agenor. “Neste ano a definição e escolha dos jurados para o Festival correu com muita paz e harmonia. Os bois concordaram com o formato e critérios para a escolha do corpo de jurados e vamos trabalhar para que tudo continue dessa maneira”, ressaltou o presidente da comissão. Na avaliação dele, esse tem sido um dos festivais mais tranquilos quanto a escolha dos jurados.

Para o 54º Festival Folclórico de Parintins a Comissão de Jurados, em comum acordo com os bumbás, definiu que os membros seriam todos Mestres e Doutores em Cultura, Dança e Folclore. “Optamos por esse nível de qualificação e as associações folclóricas concordaram. As pessoas escolhidas são peritas em suas áreas de atuação e possuem um vasto conhecimento de cultura popular e folclore”, ressaltou Ribeiro.

O grupo de jurados é composto por quatro mulheres e seis homens, oriundos de diversos estados do Brasil. A origem, a formação e atividades que desempenham serão informadas durante a coletiva programada para esta quarta-feira. “Não vamos adiantar detalhes pois temos que manter o sigilo para garantir a lisura do processo de seleção, mas tudo será informado na coletiva”, explicou Agenor Ribeiro.

Regulamento

Durante a coletiva, que contará com as presenças do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, Comissão de Jurados, presidentes e advogados dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso, será realizada a leitura do regulamento e explicação de cada tópico aos jurados e à imprensa.

A leitura será acompanhada pelos juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Larissa Pena e Lucas Couto Bezerra, que compõem a Comissão de Jurados, o que demonstra toda a seriedade e cuidado na condução do processo de escolha dos jurados. “Os magistrados da comarca acompanham todo o processo porque cercamos o trabalho com todas as precauções para que tudo transcorra dentro da paz e não haja dúvidas da seriedade do trabalho”, destacou o presidente.

 

Receba Novidades

* campo obrigatório
News img 3359 fc0997b7 5d55 4eeb ae15 98c46b0d43d9
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.