Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Música

Marcelo Jeneci leva show da nova turnê ao Teatro Manauara nesta sexta (25)

Cantor lançou recentemente o novo disco, "Guaia", que vem com uma linguagem contemporânea



b0123-5f_MARCELO_JENECI_7_cr_dito_Clipiaria_2A7635A8-B0D4-464B-AA28-65812EAC5F30.jpg (Foto: Clipiaria/Divulgação)
25/10/2019 às 17:20

O novo disco do cantor e multiinstrumentista Marcelo Jeneci, “Guaia”, é o perfeito retrato de como a sua arte está ancorada em suas raízes. “‘Guaia’ porque sou de Guaianazes, um território expandido da Zona Leste de São Paulo. Estudei a vida toda em escola pública que não tinha nenhum equipamento cultural – e que é escasso até hoje. Tem muita gente criativa e curiosa, muita gente querendo consumir uma cultura expandida”, declara Jeneci.

“Guaia”, lançado recentemente, será apresentado aos fãs manauaras na próxima sexta (25), com um show no Teatro Manauara, a partir das 21h. Por ter raízes em um processo de expansão artística, ele alega que isso se deu à boa sorte de crescer em uma casa em que seu pai o apresentou muitas coisas. “Quando eu faço esse disco, faço para validar minha narrativa para que cada um acredite e tenha sua própria história”, coloca ele.



De acordo com Jeneci, o disco reflete ele mesmo olhando para dentro de suas sombras. “Tem um som diferente do que eu fiz nos outros discos, uma coisa mais eletrônica. Para isso chamei Pedro Bernardes [produtor]. Fui tateando uma maneira de fazer música e me jogando no desconhecido, sem muita pressa e sem objetividade. Foi um disco feito em casa, e não feito em estúdio, com hora para começar e acabar. Foi feito por três pessoas num processo em que a gente pôde esticar a corda do mistério necessário, deixando cada música no seu território de força. Isso está relacionado ao tempo de entrega vertical”, afirma Marcelo.

O artista considera este um disco dotado de equidade sonora, repleto de linguagem brasileira e pop contemporânea. As faixas “Emergencial” e “Redenção” são músicas que, segundo ele, possuem essa peculiaridade. “Emergencial”, a faixa que abre o disco, possui um canto indígena que, de acordo com ele, expressa o que estamos vendo e vivendo na atualidade. “Os nossos professores índios que sempre sofreram perseguições, dizendo que hoje está muito pior e diferente... com todo esse descaso que o atual governo sugere. Está sendo evocada a nossa irmandade, a nossa capacidade de sentir o outro. É essa a questão”, registra o cantor.

Já a faixa “Redenção” une canto gregoriano e bateria de frevo e, de acordo com Marcelo, é a verdadeira crucificação de Jesus Cristo. “Porque para mim, o que simboliza a crucificação é tudo o que acontece depois com todo esse desvio de conduta. De repente a coisa vira uma religião, mas é boa, libertária... e depois vira algo cheio de dogmas e conduz um jeito para que as pessoas não percebam que a bíblia se trata de uma metáfora, que a eternidade é aqui e agora; que o reino dourado é a paz interior. A grande crucificação é esse desvio de mensagem”, reflete ele.

Jeneci chegará a Manaus para o oitavo show desse novo formato da carreira. “Estamos bem entrosados. Vamos chegar no auge do entrosamento com Rafael Carneiro, um músico excepcional. Um cara de Olinda (PE) para a gente dar conta. Vou chegar querendo muito, porque faz tempo que eu fui [aí]. Uma cidade que tem essa umidade... vou chegar aquecido, no auge da turnê e lançando disco novo. Gostando de montar um novo show, de manipular história e sonoridade”, celebra o artista.

Na apresentação em Manaus, Marcelo também tocará músicas dos outros dois discos, “Feito Pra Acabar” e “De Graça”. “Também vou tocar sucessos de outros artistas. É uma festa, um ponto de encontro imaterial e material”, destaca ele, listando as músicas “Como Dois Animais”, de Alceu Valença, “Emergencial” e “Pra Sonhar” como confirmadas no show.

Serviço

o quê Show do Marcelo Jeneci - Turnê “Guaia”

quando 25 de outubro, às 21h

onde Teatro Manauara - Shopping Manauara (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis)

quanto R$ 50 (meia) R$ 100 (inteira)

infos (92) 3342-8032

Subeditora de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.