Publicidade
Parintins
VISITA

Ministros da Cultura e Trabalho chegam em Parintins para prestigiar 53º Festival

Sem querer manifestar possíveis preferências bovinas, os ministros, que estão pela primeira vez na Ilha, elogiaram o Festival de Parintins e vão acompanhar dois dias de festa 29/06/2018 às 18:10 - Atualizado em 05/07/2018 às 13:46
Show ministro parintins
(Foto: Antônio Lima)
Paulo André Nunes Parintins (AM)

Os ministro Sérgio Sá Leitão, da Cultura, e do Trabalho, Helton Yomura, desembarcaram agora há pouco na cidade de Parintins para acompanhar o primeiro dia do 53° Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana. Eles chegaram em companhia do secretário de Estado da Cultura (SEC), Denilson Novo.

Sem querer manifestar suas preferências bovinas, os ministros, que estão pela primeira vez na Ilha, elogiaram o Festival de Parintins

"É a minha primeira vez em Parintins para prestigiar essa que é uma das maiores  manifestações  culturais do País. É interessante verificar que o Festival ganhou essa dimensão. Vim constatar in loco essa edição que me falaram deve ser a melhor de todos os tempos", disse Sérgio Sá Leitão.

"Essa é uma oportunidade ímpar que nós temos e estamos muito felizes com essa visita histórica", comentou o secretário Denilson Novo.

O ministro Helton Yomura estava vestido com uma camisa jeans azul, mas disse nao ser Caprichoso,  "O mundo inteiro está voltado, neste fim de semana, para Parintins",disse o representante do Governo Temer.

Ambos os representantes do Governo Federal e o secretário da SEC vão acompanhar os dois primeiros dias de apresentações dos bois Garantido e Caprichoso -  hoje a partir de 21h30 no Bumbódromo.

A companhia de arte "Suflê de Bodó" recepcionou os ministros e realizou um cortejo até o Bumbódromo - na última quinta a equipe já havia realizado uma iniciativa semelhante pelas ruas de Parintins, em apenas uma das séries de atividades organizadas pela SEC na cidade a 325 quilômetros de Manaus. 

Em seguida ele deve visitar a área de concentração de alegorias dos bois Caprichoso e Garantido.

Nesta sexta o ministro Sá Leitão também prestigia, a partir das 19h30, no Bumbódromo, o show musical em homenagem aos 30 anos do Bumbódromo - o evento terá a participação de ícones do boi-bumbá como Chico da Silva.

No sábado ele participa às 15h de uma amostra cultural dos alunos do Liceu Cláudio Santoro tendo como local o Sesi de Parintins. À noite ele segue para acompanhar o segundo dia do 53° Festival Folclórico.

Empregos

O ministro do Trabalho ressaltou a geração de empregos feita pelas duas associações folclóricas: Garantido e Caprichoso contratam, juntos.,1.500 pessoas neste período bovino. 

"O ministro Sá Leitão sempre diz: 'Cultura gera emprego'.Não estamos aqui em Parintins com um trabalho que nasceu ontem. É um trabalho de construção de todas as alegorias, de produção cultural, que começa lá atrás. Isso tudo vai gerando empregabilidade para que hoje, nesse grande dia de apresentação, durante este fim de semana, a Cultura se transforme, também,em turismo, e atraiam pessoas que geram empregos de qualidade,divisa e renda. Mas também não é isso. Essa tradição de Parintins, dos seus artesãos, de toda a engenharia aplicada na movimentação das alegorias, também é exportada,por exemplo, para o meu Rio de Janeiro para o Carnaval. Terminado aqui, eles já têm um outro ofício". Neste sábado, a partir de 10h, ele visita o PAC Parintins.

Iphan

A superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Karla Bittar, está presente na comitiva que visitou o Bumbódromo e as alegorias das duas associações folclóricas.

“O ministro Sá Leitão veio prestigiar essa bela manifestação cultural e o Iphan reconhece a importância dessa celebração e dessa festa para o povo parintinense, amazonense e brasileiro. Nossa expectativa é de uma festa linda e que ambas as partes façam uma boa apresentação”, comentou a superintendente.    

Até domingo

Os ministros ficam em Parintins até domingo: às 8h35 eles embarcam com destino a Manaus para seguir rumo à Brasília.

Publicidade
Publicidade