Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
SHOW AZUL

Pajé do Caprichoso se transforma em escorpião e agita lado azul da Arena

Netto Simões, o pajé da nação azul e branca, se transfigurou durante a apresentação do Ritual de Iniciação Tariana



ESCORPI_O_.JPG Foto: Antonio Lima
29/06/2018 às 23:35

A performance durante a apresentação do Ritual de Iniciação Tariana, com a alegoria assinada pelo artista Junior Souza e equipe chamou a atenção e tomou conta com muita magnitude da Arena do Bumbódromo. As cerimônias instituídas por Yarupari aconteciam no tempo escolhido pelo “kumo” o xamã Tariana. Netto Simões, o pajé da nação azul e branca, se transfigurou em escorpião. A magia foi feita pelo item nº 4.

O ritual Tariana marcava o repasse dos saberes ancestrais, que os jovens púberes, teriam que receber. Eram vedadas mulheres. O primeiro Tariana a receber esses ensinamentos, em desobediência aos preceitos, cometeu o maior erro de sua vida, por desobediência ao seu mestre repassou o ensinamento às mulheres – segredos que não poderiam ser profanados. O jovem teve seu corpo transformado em pó e dele nasceu todos os insetos. Por isso o pajé se transfigurou em escorpião na Arena.



Após o show da tribo coreografa, responsável por defender o item nº 20, que estava em sincronia e em ritmo, entrou em cena a alegoria Figura Típica Regional O Caboclo Curador, dos artistas Fracinaldo Guerreiro, Alex Salvador e equipe. E mais uma vez Netto Simões deu um show.

O presidente do bumbá, Babá Tupinambá, não brincou quando disse que todos os itens estavam preparados para lutar pelo bicampeonato. Todos os itens, individuais e coletivos, levaram a garra da Boi Caprichoso na primeira noite de festival.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.