Domingo, 25 de Agosto de 2019
RITUAL

Ritual indígena do Caprichoso leva para arena sentença dos Enawenê-Nawê

Os Enawenê-Nawê são indígenas que acreditam que os rituais sagrados são essenciais para a manutenção do equilíbrio e da harmonia da natureza com o mundo espiritual



rrr_880CFBC6-4C31-487E-B2F5-C428DCAA5F2A.JPG (Foto: Jair Araújo)
01/07/2019 às 01:55

Como ritual indígena o Caprichoso apresentou o ritual “Enawenê-Nawê: Yãkwa, a favor da sentença”. Nele vemos os Enawenê-Nawê, povos indígenas que acreditam que os rituais sagrados são essenciais para a manutenção do equilíbrio e da harmonia da natureza com o mundo espiritual.

Em meio de cantos e danças sagradas, os Enawenê-Nawê realizam o “Yãkwa”, uma cerimônia onde é oferecido mel, sal, mandioca e grande quantidade de peixes dados como forma de equilíbrio.

O ritual aconteceu presidido pelo Pajé Neto Simões, mensageiro da esperança, da vida e ponto de equilíbrio fundamental na relação entre o mundo dos vivos e o sobrenatural. A evolução do pajé foi embalada pela toada “Waia-Toré”.

Nesta noite, o boi da Francesa tem como tema “O Brasil Que a Gente Quer Reinventar”, e faz uma análise sobre as mazelas sociais que vivemos como a violência e intolerância.  Na busca pelo tricampeonato, o Touro Negro desenvolveu nos três dias o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, que fala dos valores de um povo guerreiro que supera, a cada dia, as intempéries de tempos sombrios.  

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.