Quinta-feira, 02 de Abril de 2020
BELAS DA FESTA

Sinhazinha e Rainha do Folclore do Garantido surgem em alegoria de Chico Mendes

Na parte inferior do módulo era possível ver um campo formado por copas de árvores, e acima delas a cúpula do Teatro Amazonas, como uma espécie de símbolo do trabalho dos seringueiros



SINHAZINHA.JPG Foto: Márcio Silva
01/07/2018 às 22:33

Da Figura Típica Regional - O Seringueiro da Amazônia, em uma alegoria colorida com três módulos, a bela Sinhazinha da Fazenda Djidja Cardoso apareceu de dentro da Cúpula do Teatro Amazonas para mostrar o seu bailado nesse domingo (1º), última noite do Festival Folclórico de Parintins 2018. No módulo central havia uma caricatura gigante do acreano Chico Mendes, seringueiro e ativista que foi assassinado por defender os interesses da floresta e dos seus povos.

Na parte inferior do módulo era possível ver um campo formado por copas de árvores, e acima delas a cúpula do Teatro Amazonas, como uma espécie de símbolo do trabalho dos seringueiros, retratando o fértil período da borracha. Da alegoria surgiu também a Rainha do Folclore Brenda Beltrão.



Os módulos menores traziam estruturas que simulavam os seringueiros esculpindo a borracha. Também se notou figuras do Nordeste que representavam danças como o cacetinho, ciranda, xaxado, e o bumba-meu-boi, que mais tarde fez nascer o boi-bumbá.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.