Publicidade
Parintins
BANCO DE RESERVA

Time de itens substitutos do Boi Garantido está preparado contra imprevistos

É a primeira vez que o boi da Baixa do São José divulga, oficialmente, uma lista de itens substitutos; confira 29/06/2018 às 12:04
Show sobrinho
Patrick Araújo é o Levantador substituto do tio, Sebastião Júnior, que é item oficial do bumbá vermelho e branco. Foto: Márcio Silva
Laynna Feitoza Parintins (AM)

A história da bailarina Vanessa Costa com o Garantido vem desde pequenininha. Já adulta, ela concorreu aos concursos para Sinhazinha da Fazenda – onde ficou em 2º lugar – e Rainha do Folclore. O cantor Patrick Araújo largou tudo em Juruti (PA) para cantar nos ensaios da Batucada do Boi, na Ilha Tupinambarana. Os dois artistas – assim como mais sete pessoas – foram anunciados recentemente como itens substitutos do bumbá vermelho e branco. Eles têm a missão de se preparar intensamente desde já para assumirem os postos se caso imprevistos acontecerem no corpo oficial de artistas individuais do 53º Festival Folclórico de Parintins.

É a primeira vez que o boi Garantido divulga, oficialmente, uma lista de itens substitutos. De acordo com o coordenador da Comissão de Artes do bumbá, Edwan Oliveira, logo à época do concurso para Rainha do Folclore, que aconteceu em dezembro de 2017, foi anunciada a possibilidade de sair das demais candidatas um item substituto. “No decorrer do concurso para cá fomos amadurecendo a ideia”, coloca ele.

A necessidade da definição dos itens substitutos se deve, segundo Edwan, às questões de segurança e estratégia, de modo a se preparar para os imprevistos – a exemplo do que aconteceu com a Porta-Estandarte do Garantido de 2017, Daniela Tapajós, que passou mal na arena e precisou ser substituída na segunda e terceira noites. “Essa foi uma ideia pregada pelo Fábio Cardoso [presidente do bumbá]. Resolvemos bater o martelo e anunciar”, relembra.

Todos os itens substitutos são do meio do canto ou da dança e já fazem parte da trajetória do Garantido. “O Patrick Araújo, levantador substituto, tem cantado em todos os ensaios da Batucada em Parintins. A Vanessa, Rainha do Folclore substituta, às vezes era Sinhá, Cunhã, Porta-Estandarte em outros eventos”, comenta ele. Os dirigentes do boi Garantido fizeram um estudo dos artistas mais presentes no dia a dia do boi. Feito isso, os convites foram estendidos a cada um dos selecionados. 
 

Todos na Ilha

Assim como os itens oficiais, os substitutos já estão todos em solo parintinense. “Eles estão seguindo todo o cronograma de ensaios e eventos”, declara Lídia Lúcia, assessora de eventos do Garantido. “Na última segunda (25) aconteceu o Encontro Nacional de Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas e os itens substitutos se apresentaram. Os substitutos já fazem os shows para turistas em Parintins. Aliás, só eles fazem: os oficiais não fazem shows para turistas, porque eles precisam focar no festival e eles têm outras atividades. Nosso intuito é também, com isso, testar novos artistas”, declara Lúcia.

Desde a época em que concorreu ao item de Sinhazinha da Fazenda, a manauara Vanessa Costa já girava a sombrinha no lugar de Djidja Cardoso, a Sinhazinha oficial, quando esta não podia participar dos eventos. “Quando faltava algum item feminino nos eventos de Manaus, era eu que participava”, comenta ela, lembrando que antes de vir para Parintins já cumpria uma rotina de preparação com academia e alimentação adequada. “Fora isso, temos que acompanhar os passos dos itens oficiais, e ficamos por dentro de algumas coisas que possam acontecer”, conta Costa.

E dividindo-se entre tantos itens femininos, há algum que Vanessa goste mais? “Quando eu comecei a dançar boi, comecei a dançar como Rainha do Folclore. Quando entrei no Garantido Show [grupo de dança do Garantido] aconteceu de substituir a Sinhazinha e fui me apaixonando. Agora, como Rainha substituta, acabei voltando às raízes, mas minhas paixões são os itens de Rainha do Folclore e Sinhazinha da Fazenda. É o mesmo amor”, diverte-se ela. 

Parceria de tio e sobrinho

Aos 19 anos, o jurutiense Patrick Araújo foi revelado pelo próprio tio, Sebastião Júnior no Festribal, famoso festival folclórico do Pará. “Eu tocava percussão em uma das tribos quando ele era diretor. Agora como item substituto a gente ainda não conversou, mas ele acha legal, confia em mim”, comenta o jovem, que segue a linha multiartística do tio e, além de cantar, também toca e dança. 

Foi em 2018 mesmo que Patrick se mudou de Juruti para Parintins. Com o desempenho do jovem nos ensaios da Batucada, os dirigentes do boi o convidaram para ser o substituto do tio. “Ele [Sebastião] me ajuda em todas as questões. Dá força, apoio, incentivo”, coloca ele, que alega ter pouca diferença entre a própria voz e a do parente famoso. 
Como preparação para o cargo de item substituto, Patrick afirma que recebeu um script com tudo o que vai acontecer na arena do Bumbódromo, nas três noites de festival.

“Se acontecer alguma coisa  - se Deus quiser não vai acontecer – eu entro e já sei o que fazer”, comenta ele que, no futuro, quando Sebastião entregar o item, pretende ser o Levantador oficial. “Pretendo continuar levantando a bandeira da família de artistas”, completa Araújo.

Lista de itens

Item 01 - Apresentador: Theo Neves
Item 02 - Levantador de Toadas: Patrick Araújo
Item 06 - Amo do Boi: Salomão Rossy
Item 05 - Porta-Estandarte: Yapuana Rocha
Item 07 - Sinhazinha da Fazenda: Mell do Carmo D'oran
Item 08 - Rainha do Folclore: Vanessa Costa
Item 09 - Cunhã-Poranga: Vivian Santos
Item 10 - Boi-Bumbá Evolução: Tripa José Raimundo Batista
Item 12 - Pajé: Adriano Paquetá

Publicidade
Publicidade