Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
Apoteose Olímpica

Maratona Feminina da Rio 2016 com três brasileiras na briga

Com largada e chegada no Sambódromo carioca, prova mais emblemática da Olimpíada coloca as mulheres para correr no Rio e Janeiro



marattt.JPG Com 157 atletas no percurso, Maratona Feminina sendo disputada na manhã deste domingo (14), sob forte sol na capital fluminense (Foto: Rio2016)
14/08/2016 às 09:05

A largada foi dada e em pouco mais de duas horas o mundo conhecerá a campeã Olímpica da Maratona dos Jogos Rio 2016. Com largada e chegada no Sambódromo, na manhã deste domigo (14), 157 atletas, entre elas três brasileiras, disputam a prova mais dura da Olimpíada. A atual campeã da prova vem Etíopa, Tiki Gelala foi a vencedora em Londres 2012 com o tempo de 2h23min07.  

Os primeiros 3 quilômetros da prova foram liderados pela portuguesa Jéssica Ausgusto. Na altura do quinto quilômetro, quem assumiu a ponta foi a etíope Mare Dibaba. 

As brasileiras Aparecida da Silva, 35, Marily dos Santos, 38, e Graciete Santana, 35, tentam surpreender as sempre favoritas africanas e conseguir o pódio para o Brasil.

Para animar o público, que ainda é pequeno no Sambódromo, escolas de samba do Rio de Janeiro fazem desfile no palco do carnaval carioca. 

Escolas de samba animam a galera no sambódromo (Foto: Denir Simplício)

Na altura do KM 10, o trio de frente vinha sendo formado por atletas da África, que imprimiam ritmo forte. Na ponta estava a queniana Visiline Jepkesho. 

Ultrapassando do Km 20, a queniana Visiline Jepkesho continua na liderança, seguida de perto por Tirfi Tsegaye, da Etiópia. Eunice Kirwa, do Bahrein está na tercera posição. A brasileira melhor colocada na prova é Aparecida da Silva, que está na 66* posição.

Um estranho no ninho

Tentando quebrar a hegemonia das africanas na prova mais longa do atletismo Olímpico, a bielorussa Volha Mazuronak, de 27 anos, assume a prova, que já tem 1h26m de disputa.

Próximo do fim 

Sob o sol escaldante do Rio, atletas alcançam terceira, e última, volta no Aterro do Flamengo. Pelotão de frente engata a quinta marcha em direção ao Sambódromo, onde será realizada a chegada.

Emoção no final

Com o pelotão de frente formado por sete atletas, a prova chega a 1h56 e com intenso calor na cidade do Rio de Janeiro. Final da Maratona Feminina da Olimpíada carioca promete ser emocionante. 

*Mais informações em instantes

 

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.