Publicidade
Rio 2016
Terceiro capítulo

'Por Dentro da Regra': Entenda mais sobre o Tiro com Arco, um dos esportes mais antigos

A modalidade estreou em Olimpíadas em 1900, em Paris, foi retirado em 1920 e só voltou 50 anos depois 04/05/2016 às 14:41 - Atualizado em 31/07/2016 às 16:23
Show tico com arco01
A amazonense Larissa Feitosa aguarda convocação para os Jogos do Rio 2016. Foto: Érica Melo
Camila Leonel Manaus

Neste capítulo da série “Por Dentro da Regra”, você irá conhecer o tiro com arco, um dos esportes mais antigos do mundo. A primeira vez que a modalidade esteve nas Olimpíadas foi na segunda edição dos Jogos, no ano de 1900, em Paris, porém, em 1920, o esporte foi retirado do programa olímpico para voltar apenas 50 anos depois, em 1972 nas Olimpíadas de Munique.

Na antiguidade, o tiro com arco além de esporte apreciado pela realeza egípcia e chinesa, era uma arma de batalha temida e eficiente. Em 1.200 a.C, assírios e hititas dominavam o tiro com arcos feitos de madeira e chifres. Além disso, era um instrumento utilizado na caça. No século XVI, os primeiros torneios de arco foram realizados na Inglaterra, o que popularizou o esporte.

Em Jogos Olímpicos, o esporte foi introduzido nos Jogos de Paris, em 1900. No ano de 1904, em Saint Louis, as mulheres passaram a competir. Porém, a modalidade foi contestada e retirada em 1920. A partir daí, por três vezes – 1924, 1932 e 1946 – o retorno do tiro com arco foi sugerido nas Sessões do Comitê Olímpico Internacional, mas foi rejeitado. Em 1965, o Comitê decidiu incluir novamente o esporte que voltou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 nos Jogos de Munique.

O arqueiro que mais ganhou medalhas em Olimpíadas é o belga Hubert Van Innis, que ganhou seis medalhas de ouro e três de prata nos os Jogos de 1900 e 1920. Já o país que mais tem medalhas é a Coreia do Sul, que em Londres, conquistou três das quatro medalhas de ouro em disputa.

Regras
O arqueiro se posiciona a 70 metros do alvo e tem 40 segundos para atirar seis flechas. Nas finais, são 20 segundos para atirar três flechas.

No alvo, a pontuação vai de 1 a 10. Uma acerto na área amarela vale 10 e nove pontos. Na vermelha, oito e sete, na azul, seis e cinco, na preta, quatro e três e na área branca, dois e um.

Nas provas de equipe são três arqueiros por time: cada dupla atira três flechas em uma série.

Existem duas categorias de tiro: o arco recurvo e o arco composto, porém a modalidade olímpica é o arco recurvo. O arco recurvo é formado por duas lâminas, punho e corda, além de alça de mira.

A arqueira amazonense Larissa Feitosa diz que o arco é individual, feito para cada arqueiro. “O arco é algo muito individual porque o outro não é igual a mim. Outra pessoa não pode atirar com o meu arco porque não tem a mesma estrutura física que eu”, explicou a atleta que aguarda ser convocada para os Jogos do Rio.

 

Favoritos
A maior esperança de medalha para o Brasil no esporte é o carioca Marcus Vinícus D’Almeida, de 17 anos. O arqueiro foi campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, e com a prata na Copa do Mundo, em 2014. Em 2015, ele ficou com o título do Campeonato Mundial Júnior disputado em Yankton, nos Estados Unidos.

Robin HoodUm dos arqueiros mais famosos da literatura e do cinema, que viveu na Inglaterra por volta do século XIII, dá nome à jogada mais rara da modalidade: quando uma flecha consegue acertar a parte de trás de um outra flecha já fincada no alvo.

Na cerimônia de abertura dos Jogos Barcelona 1992, o atleta Olímpico espanhol Antonio Rebollo acendeu a pira ao atirar uma flecha com a ponta incandescente.

Outros equipamentosAlém do arco e da flecha, os atletas utilizam outros equipamentos que incluem: protetor de braço, protetor peitoral e dedeira, que evita que o arqueiro de machuque, além da aljava, bolsa onde ficam as flechas.Esperança verde e amarela

Chance de Vaga
No último fim de semana, Larissa participou da 4° seletiva para os Jogos. A arqueira ficou em 3º e aguarda a convocação para os Jogos do Rio. A expectativa é que a lista dos convocados saia hoje

O arqueiro tem 40 segundos para atirar cada uma de suas seis flechas. Nas finais o arqueiro tem 20 segundos para atirar cada uma de suas três flechas.

Informações extras
Agrupar - Ato de aproximar as flechas disparadas uma das outras no alvo, o que indica que o arqueiro consegue repetir tiros semelhantes. Arrasto - Efeito do vento sobre o arco, dificultando a mira. Robin Hood - O nome do herói foi dado ao feito mais difícil do esporte – acertar uma flecha bem no meio de outra já presa ao alvo, dividindo-a ao meio. Tradicional palco dos desfiles das escolas de samba no carnaval, o Sambódromo abre alas para o tiro com arco e a maratona nos Jogos Rio 2016.

A pontuação no alvo vai de 1 a 10, de acordo com a proximidade do círculo central. Os atletas que obtiverem melhor resultado após 72 flechadas avançam de fase. Nas provas por equipes, são três arqueiros nos times.

Habilidade
Para ser um bom arqueiro, não basta ter apenas uma mira excelente. É preciso ainda ter força, flexibilidade e muita calma na hora da competição.

Publicidade
Publicidade