Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
A partir de quinta

Carro ‘off-road’ campeão de alunos da UEA será exposto em shopping de Manaus

Pelo veículo, os alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) faturaram o prêmio de Melhor Equipe do Norte 2018 na competição “Baja Sae Brasil”. Exposição no Manaus Plaza Shopping inicia nesta quinta-feira (17)



carro.JPG Equipe Baja/UEA ganhou o prêmio de Melhor Equipe do Norte três vezes. Fotos: Divulgação
15/05/2018 às 16:24

O carro de estrada (“off-road”) vencedor do prêmio de Melhor Equipe do Norte 2018 na competição “Baja Sae Brasil”, realizada em fevereiro deste ano em São José dos Campos (SP), será exibido por estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir desta quinta-feira, no 2º piso do Manaus Plaza Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, Zona Centro-Sul. A exposição gratuita seguirá até domingo, no horário de 10h às 22h.

A gerente operacional da Equipe Baja/UEA, Thays Nakano, disse que o veículo que será exposto é o “Mini Baja BMA18” produzido a partir de pesquisas de alunos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Civil, Produção, e Controle e Automação especialmente para a competição “Baja Sae Brasil”, que oferece a chance de os estudantes aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.



A exposição é justamente para o grupo mostrar esse trabalho realizado pelos alunos de engenharias dentro da universidade e assim também tentar conseguir mais patrocinadores para os próximos projetos, visto que o investimento é baixo quando comparado ao que equipes de outras regiões do Brasil recebem. “Este ano ganhamos o prêmio de Melhor Equipe do Norte pelo terceiro ano consecutivo. Queremos que as pessoas saibam disso e com isso conseguir mais apoio”, destacou Thays.

A criação do carro é feita na oficina da faculdade que disponibiliza computados com softwares e internet disponível onde a equipe elabora todo o projeto durante o primeiro semestre do ano. A construção do veículo começa no segundo semestre, os alunos utilizam o maquinário que conseguiram com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no ano de 2013, depois disso passaram a arrecadar os materiais de patrocinadores e doações.

Ao participar do programa “Baja Sae Brasil”, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A Equipe Baja/UEA conta atualmente com 26 integrantes. Assim como os demais grupos competidores, os estudantes amazonenses são desafiados anualmente a participar da competição, que reúne alunos de todo o Brasil e promove a avaliação comparativa dos projetos.

Os interessados em ajudar os estudantes de engenharias da UEA, no projeto Baja, podem entrar em contato por meio do e-mail bajauea@uea.edu.br ou pelo telefone (92) 99382-8261.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.