Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Saúde óssea

Aprenda a melhorar seu cardápio para fortalecer o 'esqueleto'

Especialista explica importância, fontes de cálcio e destaca cardápio para fortalecer o esqueleto em cada fase da vida



ossos_alimento_0EC934BD-4EA3-41D2-BCB6-9CBBCA321E7A.JPG Em cada fase da vida - infância, adolescência, adulto e terceira idade - nossas necessidades de cálcio são diferentes
28/09/2019 às 20:00

Quando pensamos em ossos saudáveis, o cálcio é o primeiro componente que vem à mente.  Isso se deve ao fato dele ser o principal nutriente para o bom funcionamento do corpo. O cálcio possui diversas vantagens, sendo essencial para a formação de ossos e dentes. Uma dieta com quantidades de cálcio adequada é fundamental para garantir a manutenção da massa óssea e integridade do esqueleto.
O nutricionista Daniel Guedes afirma que o cálcio é o principal constituinte do esqueleto humano. O esqueleto é constituído por cerca de 70% de minerais, como fósforo e magnésio, e desse percentual, 60% é referente ao cálcio, ou seja, um homem na fase adulta tem, em média, cerca de um a 1,3Kg de cálcio. 
“Somos literalmente o que comemos, pois o alimento é a fonte para construção e manutenção do nosso corpo. Por isso, vale enfatizar que se a matéria-prima não tiver a melhor qualidade, o esqueleto humano seguirá o mesmo padrão”, afirma o especialista.

Infância
Fase de amamentação: na primeira infância, de zero a seis anos, as crianças possuem uma absorção satisfatória de cálcio de produtos lácteos. Nessa fase, o leite materno, seguido dos produtos lácteos são fontes de cálcio com maior destaque.
Fase de desmame: para as crianças com mais de 6 meses, as necessidades de cálcio giram em torno de 200 a 260mg ao dia. Um copo de leite com 260ml contém cerca de 300mg de cálcio, nem tudo será absorvido.



Adolescência
Com início aos 12 anos, devido ao processo de maturação, normalmente ocorre uma maior frequência de consumo alimentar e as necessidades de cálcio aumentam para 1.300mg ao dia. As principais fontes continuam com o leite e seus derivados como o iogurte, bebidas fermentadas e queijos, juntamente aos vegetais de cor verde escuro.
Durante esse ciclo, o corpo diminui o poder de absorção e consegue reter apenas 30% do cálcio. “Nesse caso, é interessante buscar outras fontes de cálcio, como os vegetais verdes, como: acelga, brócolis, couve e espinafre, além de feijão, batata-doce, sementes e nozes. Vale ressaltar que o cálcio é melhor absorvido pelo organismo quando ocorre oferta de vitamina D”, explica Daniel.
O nutricionista lembra que a adolescência é o momento em que os ossos estão crescendo, o jovem se torna mais alto, pois o disco epifisário que permite o alongamento ósseo está a todo vapor. Por isso, precisa de uma oferta adequada de cálcio e nutrientes que favoreçam essa transformação.
Além do crescimento, o especialista também pontua que o cálcio exerce forte influência na capacidade do desenvolvimento mental, pois influencia em diversos processos, como proliferação celular, fertilização, aprendizagem e memória.

Adulto
Daniel Guedes destaca que nessa fase as necessidades diárias de cálcio, também provenientes de uma alimentação rica em vegetais, é de 1.000mg, tanto para homens quanto mulheres. Para quem não abre mão do copo de leite, o nutricionista esclarece que é recomendado um consumo de 260ml por dia.
“Ocorre um longo processo no leite que é fabricado atualmente, o qual é composto por substâncias que não fazem bem ao corpo. Portanto, para quem gosta de leite, a melhor opção é tomar a versão orgânica”, explica Daniel. Além de ser importante verificar se tem alergia ou intolerância a leite, o qual neste último caso pode optar pelas versões sem lactose.

Terceira idade
A partir desse período, devido a absorção ser menor, a necessidade diária de cálcio sobe para 1.200mg. Além dos controles hormonais de fixação e remoção do cálcio do esqueleto que ficam menos eficientes.
Por isso, a recomendação é aumentar a oferta de alimentos ricos em cálcio, como com os de origem vegetal: leguminosa, raízes e sementes; bem como a ingestão de minerais e proteínas para o fortalecimento dos ossos.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.