Domingo, 05 de Dezembro de 2021
Exercícios

Caminhar reduz risco de morte, diz pesquisa norte-americana

Pesquisa revela que dar 7 mil passos diariamente diminui em até 70% o risco de morte prematura. O cardiologista Dr. Rizzieri Gomes e o personal trainer Marcos Alexandre explicam porque isso acontece



caminhada_505C7B67-8C0C-4057-9A95-400DC01CD021.jpg A melhora da circulação e a redução da pressão arterial são alguns dos benefícios das caminhadas (Foto: Reprodução/Internet)
10/10/2021 às 12:27

Em uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela Universidade de Massachusetts, publicada na revista científica Jama Network, descobriu-se que pessoas que andam mais de 7 mil passos por dia tem até 70% menos risco de mortalidade. Esses 7 mil passos equivalem, mais ou menos, de 4 km a 5 km. A somatória incluiu todos os passos dados no dia, seja em uma atividade física mais intensa, ou só andando em casa ou no escritório.

Mas o que explica a relação entre a caminhada intensa e a queda na taxa de mortalidade prematura? Quem explica é o cardiologista Dr. Rizzieri Gomes. Segundo ele, não só a caminhada, como a atividade física em geral, diminui o risco de morte porque ela age contra o sedentarismo. “O sedentarismo mata mais que o tabagismo, ele é uma situação que te expõe a diversas doenças. A pessoa sedentária tem maior risco de obesidade, diabetes, hipertensão e de colesterol elevado”, explicou ele.

Ou seja, se você aumenta o risco de todas essas doenças, aumenta-se, também, o risco de problemas cardiovasculares, uma das principais causas de morte precoce no mundo. De acordo com o cardiologista, o bom da caminhada é que ela permite que você regule o seu metabolismo, queime calorias, reduza o colesterol, controle a glicemia, entre outros benefícios a médio e longo prazo.

“Contudo, é preciso ficar atento aos excessos! Ficar de olho para não extrapolar na intensidade, frequência e nem na duração da prática de atividade física. Caso contrário, o que era para fazer bem, acaba fazendo mal e é aí nessas horas que as pessoas passam mal na academia, vomitam, sentem náusea, hipotensão, entre outros problemas”, comentou Rizzieri.

Palavra do treinador

Portanto, se você não quer morrer precocemente por ser sedentário, mas também não quer se matar de tanto fazer exercício físico de forma despreparada, é bom acompanhar algumas dicas. A seguir, confira a entrevista com o personal trainer Marcos Alexandre:

Dar 7 mil passos todos os dias não é pra qualquer um. Quais as dicas para quem quer começar nessa empreitada?

Primeiro passo é encontrar um calçado confortável, de preferência um tênis para amortecer o impacto com o solo e proteger melhor seus pés. Em seguida, ingerir apenas alimentos leves próximo dos horários de sua caminhada e muita água para se manter hidratado antes, durante e depois. O aquecimento é fundamental. No início da caminhada, os primeiros cinco minutos devem ser feitos sempre em ritmo mais lento. Assim poderá aquecer sua musculatura para o estímulo e assim progressivamente aumentar a intensidade e volume da caminhada. Evitar sol intenso. Caminhadas pela manhã, final da tarde e noite são ótimas escolhas. Após a caminhada, é importante fazer o alongamento envolvendo a musculatura das panturrilhas, posterior das coxas e glúteos. Em relação ao local da caminhada, dê preferência para lugares planos e arborizados. E nunca se esqueça de consultar um preparador físico antes de qualquer atividade.

Quais os benefícios dessa grande caminhada diária?

Os benefícios da caminhada são vários, como melhorar a circulação, reduzir a pressão arterial, deixar o pulmão mais eficiente, dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas. A caminhada também combate a osteoporose, aumenta a sensação de bem-estar e ajuda na saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece, afinal se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.

No lugar dos 7 mil passos, que atividade podemos realizar diariamente para diminuir esse risco de morte precoce?

No lugar da caminhada, pode-se fazer atividades como natação, ciclismo, hidroginástica e muitas outras atividades aeróbicas. Sendo de grande importância, sempre antes de começar qualquer atividade física, a orientação de um preparador para que seja respeitado as necessidades e características físicas de cada indivíduo.



Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.