Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Fitness

Treinar durante o verão requer cuidados; confira série de dicas

O período mais quente do ano já chegou e quem deseja continuar fazendo exercícios físicos no verão, ou que tem vontade de começar, deve se atentar para certas medidas. Veja dicas dos profissionais especializados no assunto



verao_68B507C9-D65F-4433-83D0-AF7DC7C3DF87.jpg Benefícios de treinar no calor envolvem o aumento da transpiração e uma perda de peso mais rápida (Foto: Reprodução/Internet)
18/09/2021 às 13:46

O verão é uma das melhores épocas para se exercitar ao ar livre, afinal, os dias mais quentes dão uma dose extra de ânimo na hora de praticar a atividade. Porém, as temperaturas elevadas e o sol intenso também pedem alguns cuidados para que o momento do exercício não acabe trazendo problemas para a saúde.

De acordo com o cardiologista Rizzieri Gomes, a necessidade de uma avaliação médica se faz ainda mais relevante nesses momentos, afinal, é preciso saber a capacidade de cada um em suportar os esforços de uma atividade física.

“Não somente por conta do verão ou da atividade física em si, mas o ideal seria que cada um tivesse sempre suas avaliações médicas e cardiológicas em dia. Essa dica vale principalmente para as pessoas que estão sedentárias”, afirmou o médico.

Rizzieri destaca que quem não pratica nenhuma atividade e quer ‘tirar o atraso’ já no primeiro mês de treino, tem mais chances de passar mal. “O problema das doenças cardiovasculares é que na fase inicial elas são assintomáticas, seja nos pacientes mais idosos ou mais jovens, não há sintoma. Para os que já têm um problema no coração, a atividade física sem acompanhamento pode desencadear algo, pode piorar”, ressaltou.

Cuidados extras

Segundo o cardiologista, os cuidados a seguir valem para todos os ‘atletas’ de verão, seja os mais experientes ou os de primeira viagem, e um dos principais problemas a serem evitados é o da desidratação. Ou seja, beba muita água!

“A falta de líquido pode causar hipotensão pela desidratação e piora muito porque o calor dilata os vasos. Então, tem-se menos líquido e o vaso mais dilatado, a pressão cai e vem a tontura, a fraqueza, o desmaio e, eventualmente, náusea e vômito. Esses são alguns sintomas que podem acontecer na falta de água”, destacou.

Além de se hidratar bem, o médico também reitera a importância de uma alimentação rica e saudável, o uso de roupas leves e adequadas para o treino, bem como o de óculos escuros e protetor solar. “No mais, é ter cuidado com o sol mais intenso, evite os horários mais fortes e tente buscar se exercitar pela manhã ou ao final da tarde”, disse o especialista.

Dando um gás

Para o treinador Eli Matos, de modo geral, a única diferença entre treinar no verão ou no inverno, em termos de resultado, é o bem estar de quem pratica a atividade. O que é algo que varia muito de ambiente para ambiente. Confira a seguir uma entrevista exclusiva com o profissional sobre o tema:

Existem benefícios de se malhar no calor?

Existem práticas que as pessoas usam para obter resultados “rápidos” como a de treinar no calor para transpirar mais e perder uns dígitos na balança mais rapidamente. Entenda que perder peso não significa queimar gordura, e transpirar não significa tirar retenção, portanto, no verão com essas fortes temperaturas essa prática pode ser arriscada. Nosso corpo é composto por mais de 50% de água, logo a desidratação pode se tornar um caso clinico se não for levada a sério.

Existem exercícios mais indicados para serem feitos no verão?

A prática de atividade física é bem vinda em qualquer período do ano, porém, para aproveitar melhor esse verão ensolarado de Manaus, eu recomendo atividades ao ar livre como caminhadas ao amanhecer. Outra atividade muito recomendada são as aquáticas, que são ótimas para a terceira idade, pois contribuem para manutenção e melhora da flexibilidade, equilíbrio e capacidade funcional.

Quais dicas você dá para alcançar o ‘shape do verão’?

A dica mais importante é começar! O tempo vai passar de qualquer jeito, você decide como ele passará por você. Não espere o próximo verão para cuidar da sua saúde física, procure uma academia, um bom profissional de educação física, vá à consulta com um nutricionista e busque se manter em forma e com o corpo dos sonhos.

 



Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.