Especialista orienta sobre os cuidados com as varizes durante treinos
A prática exagerada de musculação é um dos fatores preponderantes para o aparecimento de varizes
Passado o feriado de Carnaval, muita gente considera que é hora de voltar à rotina e isso inclui os treinos e a prática regular de exercícios físicos. No entanto, tem um detalhe que a maioria dos praticantes de esportes, especialmente de musculação, desconhecem: a prática em excesso pode ocasionar ou até mesmo agravar o surgimento de varizes.
“Todo excesso é perigoso e quem é predisposto ao surgimento de varizes precisa ter um cuidado extra na prática da musculação – exercício favorito de quem quer deixar o shape em dias – e tomar certos cuidados”, afirmou a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti.
Apesar de o sedentarismo ser uma das principais causas das varizes, a musculação também pode facilitar o surgimento do problema, quando realizada de forma desmedida e sem o acompanhamento de um profissional.
De acordo com a especialista, o surgimento das varizes durante a prática de musculação pode acontecer por conta do ato de prender a respiração para levantar o peso, aumentando a pressão intra-abdominal, que dificulta o retorno venoso ao coração. Isso dificulta significativamente o bombeamento de sangue pelo corpo, o que faz que ele fique “estacionado” em determinados pontos, aumentando a pressão nas veias e ocasionando o surgimento das varizes e dos temidos vasinhos.
Cuidados
Para a especialista, o acompanhamento de um profissional de educação física é realmente fundamental para que os exercícios não causem nenhum problema à saúde, mas outros profissionais também devem participar desse acompanhamento.
“Uma consulta com um especialista vascular é fundamental antes do início da rotina das práticas, pois uma avaliação mais minuciosa poderá identificar se aquela pessoa é propensa ou não ao aparecimento das varizes”.
Outro alerta que a especialista ressalta é que esses cuidados não devem ser considerados como impedimento para os exercícios. “Assim como a prática exagerada, o sedentarismo é absolutamente prejudicial á saúde. Tudo precisa de equilíbrio e com o corpo esse cuidado precisa ser levado ainda mais a sério. Com os cuidados básicos é possível tonificar o corpo sem colocar em risco outros aspectos da saúde”, assegurou.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de níveis adequados de atividade física, contribui para o controle do peso corporal e ajuda a melhorar ou evitar a depressão, estresse e ansiedade.
Além disso, promove outros benefícios, como: Reduz o risco de hipertensão arterial, doença coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e cólon; Reduz o risco de quedas, consequentemente de fraturas.
Mitos e verdades
Calça apertada provoca varizes
Verdade. Além de não ser confortável, ela também comprime a circulação sanguínea, provocando a retenção de líquido, que favorece o aparecimento do problema.
Varizes não tem cura
Mito. O tratamento é multidisciplinar e inclui perda de peso, exercícios físicos, regulação hormonal e, se for necessário, a retirada de agentes causadores externos, como álcool, fumo e medicações.
Meia-calça ajuda a amenizar as varizes
Mito. A meia-calça comum não possui nenhum elemento que ajude a tratar as varizes. O único modelo capaz de atenuar o problema são as meias-calças elásticas compressoras.
Varizes só aparecem em pessoas mais velhas
Mito. Segundo a especialista, a partir da adolescência já é possível visualizar algumas varizes iniciais, porém, o seu surgimento é mais comum após os 30 anos.