Domingo, 15 de Dezembro de 2019
BEM-ESTAR

Exercícios físicos são aliados no combate à ansiedade, diz especialista

Especialista explica como a prática de exercícios físicos pode ajudar na prevenção e no combate do transtorno de ansiedade



caminhar_438B9921-3FA9-45A4-8E97-76B6561FDE95.JPG Foto: Reprodução/Internet
02/09/2019 às 07:15

As atividades do dia a dia de uma sociedade moderna, que é extremamente acelerada e competitiva, exigem cada vez mais dos indivíduos, o que pode trazer consequências para a saúde do corpo e da mente. Se você já acorda cansado com frequência, se sente desmotivado, pensa constantemente nos problemas, tem alterações de comportamento e sempre deseja que o dia tenha pelo menos 30 horas para dar conta de todas as tarefas, é bom ficar atento. Esses sintomas podem ser sinais do chamado “transtorno de ansiedade generalizada” e você precisa cuidar do seu corpo.

Segundo o médico Thales Schincariol, a prática de exercícios físicos é uma forte aliada ao combate do transtorno de ansiedade generalizada. “Devido o ritmo acelerado em que vivemos em sociedade, onde tudo ao nosso redor gera fatores de estresse e ansiedade, é fundamental ter canais de escape, tais como a prática dos exercícios físicos, o qual contribui para melhorar a autoestima, a sua visão sobre seu corpo e as relações interpessoais”, garante.



De acordo com a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, a ansiedade são preocupações que interferem diretamente em suas atividades de vida de trabalho e vida social. “Com o tempo, você não consegue mais controlar e a ansiedade se torna um pensamento repetitivo e contínuo. Assim, o paciente começa a ter sintomas orgânicos, como anorexia, compulsões, agressividade, se torna negativista e não consegue ser produtivo. São sintomas que se repetem todos os dias por pelo menos seis meses”, esclarece Thales.

Benefícios

O especialista afirma que o exercício físico é um dos maiores estimuladores de liberação de endorfinas – hormônio do bem-estar – e dopaminas – um dos hormônios da satisfação. “É o momento que você vai se dedicar única e exclusivamente ao seu corpo. Além da queima de energia, gera satisfação pessoal e, principalmente, trabalha a respiração, pois ao ter o controle desse movimento, você oxigena o cérebro e diminui a frequência cardíaca, o que faz o corpo relaxar”, explica o médico.

Thales salienta que um dos pontos-chaves para começar a praticar exercícios físicos é procurar fazer uma atividade que lhe dê prazer, bem como ter orientação de especialistas na área, pois o importante é ter um tempo para se dedicar ao seu corpo.

Entre as diversas opções de exercícios físicos que podem ser realizados seja na academia, em casa ou ao ar livre, o médico cita o polichinelo, série de abdominais, correr estaticamente, alongamento de coluna, caminhada, box, bicicleta, corrida, dança, entre outros.

Nesse caso, a dança é apontada como uma das principais receitas para pessoas extremamente ansiosas. “Primeiro porque vai ter que vencer entraves do corpo, pois quando o coloca em dança há uma satisfação pessoal de estar conseguindo praticar algo. Com isso, começa a ter uma relação de comparação às pessoas ao seu redor para você mesmo, pois vai vencer os seus limites. Além de melhorar a autoestima e composição corporal”, detalha o médico.

Segundo Thales, a fixação dos benefícios dos exercícios físicos acontece entre quatro a 20 semanas, pois uma vez que começa a praticar atividades físicas de maneira regular, ela se torna uma rotina e assim passa a ser uma necessidade. Portanto, a palavra de ordem é se movimentar.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.